100nada

Das bestas que insistem em fazer dos miúdos outros que tais

Assim que li, há uns dias, este post (e os seguintes) do meu amigo Carlos Alves, pensei logo na minha querida Rita. Não falamos no assunto, mas eu sabia que seria tema para a atormentar. Na primeira pessoa, que isto às vezes é preciso perceber o lado dos miúdos e das mães e pais. Como o Carlos sabe, como a Rita sabe. E eu sei da Rita e das suas filhas, do amor que têm pela música, dos sacrifícios e opções que se vão fazendo.

“(…)Privilegiadas ou não, as mais velhas entraram nas classes de iniciação do Conservatório exactamente no mesmo ano em que entraram para a escola primária. Do infantário traziam umas noções básicas de ritmo. De casa, alguma música. A Maria não trazia mais nada. A Inês trazia um ano de aulas particulares que implicaram um enorme sacrifício financeiro e uma dedicação extrema. Por não ter idade, foi admitida no Conservatório num instrumento que não queria. Ficou, por saber que depois poderia optar por mudar e ter prioridade. Durante dois anos tocou dois instrumentos. Aos sete anos, quase a fazer oito, optou pelo Conservatório e foi aceite no primeiro grau. Provavelmente, daqui a quatro meses terá que sair.
A Maria cresce todos os dias com a música. Há quatro anos naquela casa, a esforçar-se, a estudar, a nunca faltar, a conciliar. Provavelmente, daqui a quatro meses terá que sair.
(…)”

Para se perceber o que é que significa esta medida de fecho dos Conservatórios aconselho a ler ambos os blogs. O resto do post da Rita e o que se tem vindo a passar, no Ideias Soltas. E subscrever as petições.

0 thoughts on “Das bestas que insistem em fazer dos miúdos outros que tais

  1. Miguel

    Não me espanta que a estupidificação das massas seja, cada vez mais, um desígnio nacional. A qualidade [desejada] será medida pelo número de horas que se passa em frente à televisão a domesticar os neurónios, com enlatados entorpecedores dos sentidos. Quem não sente, não reage.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *