100nada

A paixão e o esforço de um homem sozinho


Guilhermina Suggia, por Amadeu de Sousa Cardoso

Quando conheci o Virgílio Marques já sabia que era um melómano. No dia em que o conheci fiquei a saber do seu interesse e conhecimento imenso pelo violoncelo.

Mais tarde, entendi que o Virgílio tinha uma paixão, misturada com uma espécie de raiva pelo desprezo a que era votada essa paixão. A ignorância, o desprezo, o desinteresse quase total de todo um país por uma figura (quase desconhecida entre nós) que foi uma das maiores violoncelistas do mundo: Guilhermina Suggia.

O Virgílio Marques não é pessoa para mandar fazer por ele. Quando lhe parece que alguma coisa está mal, mete pés ao caminho e faz ele. Resolveu mudar este estado de coisas e colocar Guilhermina Suggia no mapa de Portugal, por assim dizer.

Aquilo que é mais visível, o blog Guilhermina Suggia, é apenas a ponta do iceberg. Para que aquele blog exista, foi necessário bater a muitas portas, fazer uma pesquisa enorme, falar com muitas pessoas. O Virgílio tem feito um esforço que eu nem me atrevo a imaginar a dimensão (e aqui pinto a cara de preto de vergonha e peço publicamente desculpa por ter descurado por completo o apoio técnico que lhe prometi no blog) para divulgar a vida e a obra de Guilhermina Suggia.

Ontem foi um dia muito importante que vem provar que, num país onde toda a gente se queixa que nada funciona e não vale a pena sequer fazer alguma coisa porque ninguém consegue ir contra o que está estabelecido, o esforço de uma pessoa sozinha conta e muito.
Conta tudo.

Penso que foi dado um passo importante: a ASSOCIAÇÃO GUILHERMINA SUGGIA tomou ontem, dia 27, forma legal. Assinaram a escritura:
MADALENA SÁ E COSTA, MANUEL DIAS DA FONSECA, FÁTIMA POMBO, MÁRIO CLÁUDIO, JED BARAHAL, PAULA ALMEIDA, LUIS GASPAR GOMES ARAÚJO, HÉLDER MACEDO SAMPAIO, INÊS LOURENÇO, SOFIA LOURENÇO, ISABEL MILLET, JOSÉ MAMUEL DIAS DA FONSECA, JORGE RODRIGUES e eu próprio.
Esperemos que muita mais gente se junte à Associação e que façamos pela sua memória o que é merecido. E o seu país, a sua cidade lhe deve.
Oxalá!

Ficam aqui os meus parabéns, um obrigada, e a minha imensa admiração pelo Virgílio.

0 thoughts on “A paixão e o esforço de um homem sozinho

  1. vm

    Olha Catarina, sem ti o blog Guilhermina Suggia não existia. Eu não o teria criado sem a tua ajuda. É um facto ( embora ainda espere que me ponhas lá no lado direito aquela fotografia que eu gosto tanto).
    Também é verdade que a criação da Associação se deve ao enorme valor dessa mulher que foi Suggia.
    As dificuldades foram muitas e senti-me muitas vezes desanimado e quase a deixar tudo – é difícil fazer coisas de bem neste nosso cantinho – mas a minha paixão por Suggia encorajou-me sempre.

    Mas o mais difícil é o que terá que vir. É preciso que a Associação cumpra os seus objectivos.

    Não precisava de dizer tanto. Queria apenas dizer que tb o teu esforço ajudou tudo isto.
    Obrigado.