A paixão e o esforço de um homem sozinho
Guilhermina Suggia, por Amadeu de Sousa Cardoso
Quando conheci o Virgílio Marques já sabia que era um melómano. No dia em que o conheci fiquei a saber do seu interesse e conhecimento imenso pelo violoncelo.
Mais tarde, entendi que o Virgílio tinha uma paixão, misturada com uma espécie de raiva pelo desprezo a que era votada essa paixão. A ignorância, o desprezo, o desinteresse quase total de todo um país por uma figura (quase desconhecida entre nós) que foi uma das maiores violoncelistas do mundo: Guilhermina Suggia.
O Virgílio Marques não é pessoa para mandar fazer por ele. Quando lhe parece que alguma coisa está mal, mete pés ao caminho e faz ele. Resolveu mudar este estado de coisas e colocar Guilhermina Suggia no mapa de Portugal, por assim dizer.
Aquilo que é mais visível, o blog Guilhermina Suggia, é apenas a ponta do iceberg. Para que aquele blog exista, foi necessário bater a muitas portas, fazer uma pesquisa enorme, falar com muitas pessoas. O Virgílio tem feito um esforço que eu nem me atrevo a imaginar a dimensão (e aqui pinto a cara de preto de vergonha e peço publicamente desculpa por ter descurado por completo o apoio técnico que lhe prometi no blog) para divulgar a vida e a obra de Guilhermina Suggia.
Ontem foi um dia muito importante que vem provar que, num país onde toda a gente se queixa que nada funciona e não vale a pena sequer fazer alguma coisa porque ninguém consegue ir contra o que está estabelecido, o esforço de uma pessoa sozinha conta e muito.
Conta tudo.
Ficam aqui os meus parabéns, um obrigada, e a minha imensa admiração pelo Virgílio.
- Que coisa mais irritante!
- Dois anos de Memória Virtual
Olha Catarina, sem ti o blog Guilhermina Suggia não existia. Eu não o teria criado sem a tua ajuda. É um facto ( embora ainda espere que me ponhas lá no lado direito aquela fotografia que eu gosto tanto).
Também é verdade que a criação da Associação se deve ao enorme valor dessa mulher que foi Suggia.
As dificuldades foram muitas e senti-me muitas vezes desanimado e quase a deixar tudo – é difícil fazer coisas de bem neste nosso cantinho – mas a minha paixão por Suggia encorajou-me sempre.
Mas o mais difícil é o que terá que vir. É preciso que a Associação cumpra os seus objectivos.
Não precisava de dizer tanto. Queria apenas dizer que tb o teu esforço ajudou tudo isto.
Obrigado.
Sou um fã absoluto do blog. Parabéns.
Um grande beijinho, Virgílio e uma vez mais obrigada.
Eu sei, JPC.