100nada

O estranho fenómeno dos cabelos sujos às segundas feiras de manhã

Na realidade não é nada estranho, mas é um fenómeno. Constatei assim mais quase nas trombas quando, numa segunda feira de manhã, apareceram umas criaturas portadoras de todos os supostos para um dia de trabalho, desde as pastinhas até aos saltinhos agulha, passando por rabos grandes estreitados em saias justas e mal disfarçados por casacos curtos, mas com uns cabelos que pareciam ter saído da cama já de véspera e ainda atravessado umas praias e noitadas, não passando pela casa escova e pente. Sem falar de água, vinagre, desparasitador e máscara amaciadora.

É só olhar à volta numa segunda feira de manhã e o panorama capilar feminino é o passo antes de levantar voo a pedais de piolhos. É um cenário acantóforo (maravilhosa palavra que acabo de descobrir no priberam e que descreve exactamente o que se passa), apenas mitigado pela estratégia do apanhado. Porque ele há quem use a cabeleira em modo idade da pedra e quem use um elástico, até à hora do almoço.

Sim, porque eu refiro-me a segundas feiras de manhã. Aquelas manhãs em que os cabelos já estão pra lá da ida ao cabeleiro de quinta ou sexta (para o fim de semana) e aguardam, ansiosos (desgrenhados ou lambidos) pela hora em que se encosta a cabeça aquela porra desconfortável à brava, se esticam as mãos para a taça da manicure e se lavam e secam e arranjam os cabelos para começar uma semana em beleza, esquecendo a desgraça daquelas primeiras horas.

Na próxima segunda feira de manhã, olhem à volta e depois digam-me.

7 thoughts on “O estranho fenómeno dos cabelos sujos às segundas feiras de manhã

  1. Pingback: Rede TubarãoEsquilo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *