Bolsa para totós
Segunda e terça feira desta semana, os mercados acordaram um bocado chateados depois do Bush ter anunciado umas medidas de auxílio à economia norte-americana que o mercado não acatou lá muito bem. As borboletas batem asas na bolsa norte americana e, a seguir, vai a Ásia abaixo, enquanto os portugueses acordam para uma nova semana. O descalabro total, tudo a descer e a malta a entrar em pânico e a vender; lá vai a coisa pela ladeira financeira abaixo. Claro que nada disto tem a ver com a economia real, dizem os nossos governantes, pois claro que não: o facto de as maiores empresas e instituições portuguesas, de repente, passarem a valer muito menos, que é isso, não é verdade? Nada a ver realmente…adiante.
Entretanto, como a medida do Bush não dá em nada, o Fed resolve cagar para a inflação e baixa a taxa de juro. É o delírio, o alívio e siga para cima, com uma data de gente a perder na descida e uma data de gente a ganhar na subida, como sempre. Na Europa, é uma montanha (roleta?) russa nos mercados, está a subir? Não, já está a descer, nada está a subir outra vez.
Dia 24, hoje, descobre-se que aquele rapazito que faliu um banco, o Barings, lembram-se, era apenas um aprendiz, comparado com o trader da Societé Generale, que conseguiu esconder um buraco em fraude, de 5 biliões de euros. 5 mil milhões de euros, um tipo sozinho. Como? O como há-de dar doutoramentos e estudos e filmes. Por agora o segundo maior banco francês levou uma marretada de 5 bio euros. É obra.
Dia 24, hoje, descobre-se.
Só que a SG já sabia desde o fim de semana. Por acaso, a Europa caiu na segunda feira. Mero acaso, nem despejaram os activos que tinham no mercado para se safarem, nem nada…
(não pensem lá que eu deduzo estas coisas sozinha; nada disso, o meu gajo é que é bom nisto :))
- Eu sou mais panos
- All hands, stand by!
Pois… há que pendurá-los, a estes camelos!
Não havia cordas que chegassem. Toda a gente – que pode – manipula a Bolsa. Neste caso, cobriram as posições deles, conforme puderam. O pânico e efeito bola de neve fez o resto.
Não deixa de ser curioso que um puto (junior trader, é o que vem na imprensa) tenha sido a borboleta que causou a baixa do Fed. Ainda há indivíduos que fazem a diferença, em termos mundiais, já viste?
Mas estes merecem a corda de primeira qualidade lol!
Quanto ao resto, se um tipo de 31 anos, responsável pelo maior estoiro de uma carteira ou, como já é apelidado, de o pior rogue trader da história, contribuiu decisivamente para o corte de 75pb da Federal Funds Rate, então estamos muito mal. Já não nos bastava o George Bush?! Feliz ou infelizmente (mais esta) o que esteve na origem de tão desesperada medida por parte da Reserva Federal Americana deverá ser muito mais grave como o atestaram hoje a primeira descida do preço médio anual das casas nos últimos 40 anos! Nos 39 precedentes os preços aumentaram sempre. Mas lá que há indivíduos que fazem a diferença, mesmo em termos mundiais, há. Basta olhar para o indivíduo Bush… lol
Acredito que não fosse só por causa do rapaz, mas provavelmente deu um empurrão.
Quanto ao Bush, a esse deu-lhe trabalho chegar onde faz a diferença em termos mundiais. O que é assustador é que este puto é um gajo qualquer. Ou seja, não estamos só à mercê dos Bushs, mas também destes Mr. Smith anónimo, que calhou ter uma ferramenta na mão que lhe permitiu chegar onde chegou.
Totalmente de acordo :p
Ó Dona Cat, o que é um bilião? E já agora… o que é “economia real”, tem alguma relação com o seu texto? É que eu é mais trabalho mal pago…
Esse teu gajo percebe mesmo da poda. “Ele” é que podia ajudar os totós do “Economia & Finanças” 😉
Pingback: Uma historieta a ler: “Bolsa para totós” - Economia & Finanças - Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia
Há que levar a coisa com humor:
http://edition.cnn.com/2008/WORLD/europe/01/23/davos.opinions/index.html
Fiquei feliz por alguém achar que aos 31 anos esse junior é considerado um puto. Porque eu cá já me sentia a cair da tripeça mas agora tb me posso considerar uma miuda. Há sempre boas notícias no meio desta desgraça toda.
Bestial. Finalmente, fiquei a perceber tudo.
:):):)
ass. uma totó
Pingback: Ben, o último a saber - Economia & Finanças - Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia