100nada

Um dia

Abril abre com a bonança que segue um temporal; é curioso, mas é o que acontece sempre em tudo. Por mais que nao se queira.

Uma tempestade é assim: o ceu azul vai ficando coberto de nuvens; primeiro ao longe e ainda se pensa que o vento as leva para outras paragens. E arrancam-se camisolas ao sol. Depois, um primeiro arrepio, uma nuvem que ficou, outras que chegam, serà que passa? Nao, fica e de lado nenhum, embora com aviso prévio (hà sempre um canal de ràdio que dà noticias do tempo, é preciso é saber sintonizà-lo) surge um vento que até seria simpàtico, nao viesse ele armado em tufao.

Quando a chuva começa a cair, é tempo de lamentar a falta de guarda chuva e amaldiçoar a camisola perdida, mas nao hà muito a fazer senao correr para casa. Ou outro abrigo qualquer. O que é preciso é nunca, mas nunca ficar imovel face a um temporal; perde-se sempre. Correr, correr sempre, saltar as poças de àgua, ou meter os pés dentro, talvez até soltar umas gargalhadas, apesar do gelo que vai inundando o corpo até ao tutano ou mais dentro ainda. A imobilidade gera maleitas e toda a gente sabe que nao hà vacinas contra as gripes, porque as gripes sao sempre diferentes e as vacinas so serviriam para a anterior que jà foi curada antes…

Mas às vezes, o quadro da criatura isolada na intempérie é perigosamente atraente. E quase se cede à tentacao do filme dramàtico; talvez acabando tossindo tisicamente num aria final…mà ideia na pratica. Porque as tempestades, quer se queira quer nao, acabam sempre por desaparecer. Deixam um rasto de destruiçao, é certo. E e é muito mais dificil plantar uma arvore e tratà-la enquanto cresce do que agarrar nos troncos caidos e enfià-los numa fogueira. Ou talvez nao. Mas nao se deixam arvores caidas a tapar caminhos.

Amanha faço quarenta anos.

0 thoughts on “Um dia

  1. predatado

    Se não viesses há alguns dias em contagem decrescente eu não acreditaria que amanhã vais fazer 40! É que hoje é 1º de abril e eu ía pensar que era peta. Este post está tão bonito!

  2. Mínima

    Bem vindo aos “enta”. Há vantagens e desvantagens. Pelo menos, a gente começa a dizer e fazer o que quer.

  3. Vítor I.

    Já fiquei deprimido! Apesar de parecer um teenger inconciente lembrei-me que só tenho menos dois anos que tu…

  4. Robina

    Tenho a impressao que quiseste ser a primeira a pregar uma peta do 1º de Abril…
    Mas, pelo sim pelo nao ficam os parabens 😉

  5. duende

    E uma pessoa que me é muito próxima faz hoje 74. Quase o dobro reparaste? Lembrando-me da tua ‘mentira’ sobre o anunciares que amanhã fazes anos, imagina a reacção quando ela diz hoje faço anos. 😉

  6. catarina

    Pois é, há sempre essa dúvida de ser Primeiro de Abril…;-) Mas é só amanhã, nada de parabéns na véspera que dá azar!!!
    Mínima, essa vantagem de fazer e dizer o que se quer, já eu a tenho há muitos anos…:-)
    Duende, manda um beijinho de parabéns à tua pessoa muito próxima!:-)

  7. catarina

    Obrigada, João Norte.:-)

    É o que é preciso, Luisa, mais não se pode pedir. :-)

    Quarentinha, Maxou!!!! Ai, ai, ai, ai!!!

  8. Mar

    Querida Cat:

    O aniversário é só amanhã, mas estava tentada a deixar-te aqui um presente, já hoje…Mas dizem que dá azar, por isso vou esperar mais um diazinho.
    Tens razão ao remover as árvores caídas do caminho…impedirias tanta gente de passar. E nunca se sabe quem vem de lá, do outro lado da tempestade, transportando na mão, um raio de sol.
    Um beijinho muito grande.