100nada

análise política 100nada (2)

nota: de cinco em cinco anos, tendo sido a (1) em 2004

Assim, sem grandes flores ou voltinhas, aquilo que se me apraz dizer sobre algumas coisas, a começar por

1. Porque é que o PS vai ganhar outra vez as eleições e o Freeportgate não interessa nem ao Menino Jesus:

Calha que em democracia, assim ensino ao meu fiho de oito anos, cada vez que vai às urnas comigo e lhe mostro as cruzes ou quando me pergunta quem é que manda em nós, toda a gente (portuguesa, maior de dezoito anos e viva, aqui se incluindo alguns mortos) escolhe, ganha a opinião da maioria e o resto acata, com algum respeito pelo princípio e uma grande barulheira porque afinal não era nada daquilo. Tenho algumas dúvidas sobre este sistema, mas isso é por ser uma arrogante e elitista de merda, a quem faz alguma aflição que o destino de um país seja decidido por uma cambada de mentecaptos que não acredita em quase nada à excepção daquilo que ouve na taberna ou no café ou na retrosaria da esquina. Adiante, que não sendo um sistema perfeito, também não estou a ver como implementar outro, é o que há.

Dentro dessa realidade, de uma sistema democrático num país de carneiros semi-analfabetos, é por demais evidente que (começando pelo Freeport, que está na moda) a maioria das pessoas se está absolutamente a cagar que se tenha feito um centro comercial ou lá o que é , numa zona onde umas pobres cegonhas, tucanos ou caracóis das algas tinham o seu habitat natural e onde o tio do primo do amigo de um pobre homem vítima de cabalas trocou umas amabilidades com uns senhores. Ou coisa assim. Por amor de Deus, alguém está preocupado com isto? Estamos a ver os tipos todos da fábrica de linhas e agulhas de Cu de Judas de Baixo que vai fechar e vão para o desemprego, preocupados com um sítio onde há umas lojas mais baratas pra lá do Tejo, que está num embróglio?! Os pais todos dos miúdos que vão ter Magalhães querem lá saber disso! Querem é saber se a fábrica sempre fecha e se o Magalhães chega antes do final do ano lectivo.

E Sócrates está perfeitamente ciente disto. O PM pode ter montanhas de defeitos, mas de tolo não tem nada. Sabe perfeitamente que 1. esta crise vem ainda a tempo de ser controlada até às eleições, que 2. quem está interessado neste embróglio é uma classe pensadora politico-elitista e que 3. o povão ainda desconfia mais quando os iluminados discutem muito alguma coisa, porque para o povão não há almoços grátis e se tanta malta berra tanta coisa complicada de entender, é porque alguma coisa irá ganhar com isso. Trocado por miúdos: um tipo de um partido de oposição que “tenta manchar a reputação do PM” não tem isenção suficiente para ter uma visão clara: o PM usa esse argumento da cabala e a rapaziada da taberna concorda, até porque toda a gente tem um primo a quem “fizeram a folha” para lhe ficar com o emprego. Ainda haverá gente com pena, um rapaz tão dedicado que até dá Magalhães aos miúdos, a par com inglês e cursos de 3 meses de primária e liceu completo aos pais que não puderam completar os estudos, ocupados que estavam a cavar batatas e a mudar a embalagem do tapete x para o tapete y numa qualquer linha de montagem.

Faltam uns meses para a eleições e tirando o circo do Freeport que vai morrer na praia, há agora este tempo para, finalmente, fazer campanha a sério. Não sei por onde, já que Cavaco se ocupou das estradas todas e o Salazar já tinha feito as escolas, mas desconfio que vai chover milho aos pardais e os pardais serão reconhecidos. Repare-se que a conjuntura é favorável a Sócrates. Sim, leram bem, favorável. Temos uma crise económica que serve (para muita coisa mas neste contexto) essencialmente para duas coisas: para desculpa de tudo o que correr mal e para desculpa de tudo o que correr bem. Em termos económicos, a verdade pura e dura desta crise, é a seguinte: quem tem emprego fica melhor. Preços mais baixos e taxas de juros a descerem? É preciso mais alguma coisa num país onde mais de metade do orçamento das famílias vai para o empréstimo à habitação? E o resto, a ser gasto no supermercado e afins, com preços sem subidas ou com descidas e ganhando-se o mesmo, o que é que sobra no fim do mês? Mais, pois é. Sobra mais. Podem ter a certeza que isso não será uma mera consequência da conjuntura económica, mas sim fruto do esforço de um governo empenhado em dar o melhor às famílias e etc e tal. E então, quem é que paga isto? Porque claro que sobra para alguém, esta “melhoria” das condições de vida de quem tem emprego estável. Sobra para os outros, aqueles que constituem aquela vaga percentagem (que até parece baixa e nem sobe assim tanto, vá, 1, 2%) de desemprego. Faça-se as contas e teremos mais umas centenas de milhares de pessoas com uma mão à frente e outra atrás, a viver do banco alimentar, mas isso, meus amigos, é a crise internacional, a crise mundial, até estamos melhores que os outros, olhe-se para a percentagem e eis como uma crise consegue desculpar tudo e é catapulta para mais uns anos de governo do mesmo partido.

Não acredito que tenha maioria absoluta mas que ganha a eleições, sem qualquer dúvida, até porque

2. A oposição é a mesma palhaçada do costume.

Não sei onde estaria eu com a cabeça quando aqui disse alto e bom som que, se MFL ganhasse no congresso, haveria de ser a próxima PM com a ajuda do meu voto. Se eu ainda tivesse capacidade de me decepcionar com alguém, MFL teria ganho todos os meus pontos negativos e mais alguns. O seu silêncio começou bem mas chegou a um ponto em que se tornou absolutamente ensurdecedor. Mais! não só chegou a esse ponto como ainda conseguiu ultrapassá-lo, passando a ser interrompido com ruído produzido sabe-se lá de onde, com a extraordinária faculdade de ser sempre o ruído errado na altura incorrecta. Um absoluto flop, MFL, mas dentro daquele partido de cães raivosos, pergunto-me se não seria a única forma de se agarrar à cadeira. Costuma-se dizer nas empresas que o empregado exemplar é aquele que não faz absolutamente nada porque, dessa forma, nunca erra e não há por onde lhe pegar. MFL é uma espécie de não coiso nem sai de cima, assegurando assim que não há dedos que se lhe possam ser apontados, assim de forma muito agressiva. Claro que não ganha coisa nenhuma com isso, ou pelo menos, não ganha eleições. Agora, quase tenho pena que não tenha ganho o garoto mais novinho que, pelo menos, tem sangue na guelra, mas suspeito que não tivesse estaleca e protecção suficiente nas costas, a ter ganho as eleições do PSD. Mais uns anos de oposição, quem sabe, a rapaziada da velha guarda morra politicamente e haja lugar para sangue fresco sem ser muito derramado. Mas…mesmo assim, tenho algumas dúvidas, dado que aquele partido é onde mais gente se empurra, pisa e mata, para ter o seu lugar ao sol.

Quanto aos outros partidos, giro giro é ver o PC ganhar alento com aquele rapaz de 150 anos em cada perna à frente. Não há dúvida que é um partido onde o carisma, mais do que as ideias, ganha sempre e em que o camarada Cunhal deixou a sua marca. Recuperada a cassete do pós 25 de Abril, a coisa ainda mexe, o que só vem provar que a malta continua a frequentar cafés na margem sul. Menos mal, são menos que fecham.

O BE, sinceramente, enjoei por completo. Desta vez juro que, nem por ser do contra e para evitar a maioria absoluta, desço a rua indecisa entre esse e o PP. Ambos fazem uma oposição engraçada, as duas igualmente betinhas e com muita pena dos pobrezinhos, doentes e desamparados, género sucedâneo político da caridade cristã Porta-a-Porta. São bons rapazes, no fundo e sem qualquer ironia de espécie alguma. Só estou mesmo farta do BE porque se tornou uma moda e eu não tenho qualquer paciência para bairro-altismos intelectualmente superiores; antes a caridade mais assumida da direita que esta de esquerda de superioridade coitadista. Jamais em tempo algum quereria ver qualquer deles no governo, seria a desgraça completa, mas são úteis como oposição e fazem uma algazarra mais eficaz que o PSD, ocupado que está nas questões internas de sempre.

Sobra alguma coisa? O MEP. Já é partido? Penso que sim. É um movimento e tem (pelo menos) dois gajos honestos que conheço, um deles desde que nasceu. Dado que o sei pessoa de bem, pois a ver. Deixá-los crescer, talvez com o meu voto, havendo oportunidade, uma vez que ainda acredito nas instituições, não votar está fora de questão (quanto mais não fosse pelo respeito e admiração que me merecem aqueles que lutaram pela democracia neste país) e votar em branco parece-me sempre cretino, porque se um gajo não está contente com nada, levanta os braços e faz qualquer coisa em vez de esperar que sejam os outros a fazer (que é o que eu faço, porque bem prega Frei Tomás, mas, apesar de tudo, tenho a consciência que tenho sempre votado por – ou para tentar evitar – alguma coisa; “branco” parece-me pouco demais).

Ainda ia escrever sobre o PR. Mas ainda é cedo e assim escuso de escrever a próxima análise política daqui a 5 anos, posso escrever antes.

0 thoughts on “análise política 100nada (2)

  1. Pingback: RuiMCB

  2. Pingback: Adufe sans frontiers | Análise Política 2009

  3. Clara

    Concordo em absoluto (menos com a MFL, nunca acreditei naquilo e acho que é mesmo tão mau como parece, não é estratégia. Falta-lhe em absoluto carisma e capacidade de liderança).

    Já achava que ía votar MEP desde q se a coisa se formou.

  4. PreDatado

    Sabes aquela moda de atribuir selinhos aos blogs? Antes de ler o teu (quase último) parágrafo sobre o MEP, estava quase a ir enviar-te o selinho “O teu blog merece uma rosinha”. Como não deu fui à página do MEP. E então reparei que tirando 3 (frequência universitária e um 11º ano) só encontrei Drs, Engs, Mestres e Doutores. Ora como eu para este peditório já dei muitas vezes e estou farto deles, se me permites a minha opinião no teu blog, isto é, um comentário a este post, eu só tenho mesmo duas palavrinhas: Bom proveito! :)

  5. catarina

    gosto de ti à mesma, Vítor. 😀

    Cool, clica no site do MEP http://www.mep.pt/

    Clara, pois eu achei que não, que era estratégia. Agora já penso como tu.

    Pre, obrigada pela primeira parte de elogio 😀 Quando ao se te permito, homem, tu até já me mandaste para partes menos elegantes aqui no meu tasco, podes comentar o que te der na real gana. Agora, quanto aos títulos? Eu não tenho qualquer problema com títulos universitários como não tenho com o Sr. As pessoas ou são de bem e competentes ou não são. Dividir dessa forma, é como outra qualquer, mas é pouco relevante quanto a mim. :)

  6. jpt

    De longe suspeitava gravissima a crise política portuguesa – até mais do que a económica. Constato agora a pertinência da minha intuição. Sintoma disso, e dramático, é o mergulho do 100Nada na reflexão política. Se até aqui isso (s)urge … a coisa vai mal

    Algumas discordâncias em relação à tua análise (dando de barato que a minha longa ausência do país pode obscurecer a minha perspectiva). Antes uma concordância:

    0. a democracia (onde os papalvos iletrados escolhem) é o pior dos sistemas políticos. à excepção de todos os outros – já dizia um político antigo. Que não era do BE

    as discordÂncias

    1. a capacidade do pcp não se pode restringir à resistência dos cafés na margem sul. é um erro de análise. será necessário considerar que em muitos lugares as tascas continuam a vigorar.

    2. as pessoas não se estão nas tintas para os tucanos enquanto gostam dos pardais. Ou seja, por mais que seja elástico, há um limite para a filhadaputice alheia que estão preparados para aceitar [se 1. provém de resquícios de análise sociológica este 2. assenta na crença metafísica]

    3. PSD: Manuela Ferreira Leite tem seguido o “paradigma Paulo Bento”, trabalhado com “muita tranquilidade”. Se vencermos o Bayern pode “acontecer Taça” … [o problema é interno, as ambições do pai Veloso (um antigo maoísta) e do filho penteadinho, as birras do Djaló, a inconstância do Vukcevic que “anda por aí”. VAmos a ver, pois temos Pereirinhas e Carriços]

    4. BE e PP não são duas caras da mesma moeda. O BE é tudo aquilo que disseste e um pouco pior ainda. Mas o PP, com todos os seus defeitos, é um partido do “arco do poder”, tem capacidade para se afirmar na gestão da coisa nacional: veja-se a sua queda para abater sobreiros, sob o signo do desinteresse pessoal em prol do interesse nacional.
    Prevejo a sua entrada no próximo governo, sob Socrates – será a aliança ecológica.

    5. MEP? A melhor forma de quebrar o estado lamentável do sistema político nacional é mesmo votar nos outros partidos. Mas este começa mal (não tanto por ser constituído por licenciados – acho lamentável o comentário do caro PreDatado: está farto de doutores porquê? Vamos voltar ao “trabalho é qu’induca?”, a quarta classe para saber contar e assinar e bora para as courelas ou ser maltês? o garrafão de vinho diário e 1.60 de altura média, à base de batata e couve, e um naco de gordura em dia de visita do senhor prior? “ele” há cada opinião …)

    Mas visito o MEP e vejo que começa muito mal como partido. O blog, pois claro – tem uma lista de elos. Ou seja, escolhe uma lista de notáveis com os quais deseja entabular “conversação”, que ausculta e dos quais deseja eco [e aqui vai sem ironia nenhuma] Espalha-se completamente
    Já agora, a lista está desactualizada, o que dá um ar de fragilidade de empenhamento. Que um partido novo me diga que não tem recursos para campanhas, vá que não vá, que ainda não pode abater tucanos e depenar sobreiros. Mas que não tenha uma gentil simpatizante que tire o kontratempos e afins e os substitua na sua lista de “gente que vale a pena” …

    Finalmente, espero estar cá daqui a cinco anos, para comentar o teu próximo post de análise política

  7. I.

    Ando raladinha, raladinha, e muito ofendida, que não há partido em que queira votar. Sócrates, azia; Psd com a MFL, cruz credo; PP (paulo portas, claro), antes cortar os pulsos; BE, já dei e já enjoei do Frei Louçã; PCP, já não me lembra o que é.

    Quanto a esse MEP, fui ao site e dei com uma foto da Laurinda Alves. Embora ache meritório tentarem recambiar a senhora para as europas, que por cá já não há pachorra, não sei, não… é o suficiente para uma pessoa ficar de pé atrás.

    Ai. Ainda voto no Dr. Branco, que nunca fez nada pelo país, mas pelo menos também não chateia.

  8. Cool Mum

    Já fui ao site. Não me enche as medidas… Dá-me a sensação da malta que concorre às associações de estudantes dos liceus e tal.

    (primeira impressão sem nenhum fundamento, puramente visceral)

  9. PreDatado

    Bom, já que o meu caro jpt, a quem obviamento respeito as opiniões sejam elas lamentáveis ou não, se referiu à minha observação aqui no seu ponto 5 do seu comentário, peço licença à cat para usar o mesmo espaço para lhe responder. O jpt não me conhece, não conhece a minha formação académica, não conhece a formação académica de quem cá está em casa e por isso deve ter feito uma leitura diagonal do que eu disse sem perceber o que eu quis dizer. Então eu dou uma achega: um partido que nos 54 nomes (creio) que apresenta como “Quem somos” tem 51 licenciados, mestrados e doutores, ou seja ele (partido) são estes e são eles que o dizem, não eu, não me parece apresentar uma base social tão abrangente que possa ir a lado algum. Um partido demasiado intelectualizado nem a PRD chegará, vai uma aposta? E quando digo que estou a falar que estou farto deles não estou a fazer a apologia do garrafão, embora o 1m60 seja um abuso de linguagem que me parece que esteja ali a mais. Mas o meu caro jpt até é capaz de ter razão, porque o vinho não “induca” e o maltês se calhar não teria capacidade para aprovar as leis que dão a reforma por inteiro a quem “nos” representa 8 anos, nem saberia assinar aquelas ZPEs do nosso descontentamento. Vamos dar mais umas coroas aos BPPs? Bora!!

  10. jpt

    Caro PreDatado a Cat decerto não se importa que a gente arranque aqui uma discussão (até deve achar piada): eu comentei esta afirmação “Ora como eu para este peditório já dei muitas vezes e estou farto deles,” (os doutores e pós-graduados)
    Quanto ao MEP que só conheço o Adufe do qual gosto porque é do Sporting e é um blogo-companheiro (a gente vai sendo veterano nisto, não é assim) não dou nada por ele (e não só pelo tal “respeitinho” que detectei na lista de blogs, no “com licença que estamos a chegar” – letal para quem quer dizer algo novo). Uma análise sociológica sobre os membros, e sobre o que isso indicia (ainda que os partidos da burguesia urbana – “classe média” dizem os sociologicamente ignaros – sejam recorrentes na Euro-poente) tem toda a razão de ser. Misturada com o discurso contra os “doutores” (na prática os operários de hoje aí) não tem pés nem cabeça e tem uma geneologia muito pouco recomendável. Ou seja, V. “está farto de quem”? De quem estudou? Foi mesmo sobre isso que falei. E nao nos escudemos na retórica. Ela é o conteúdo.

  11. PreDatado

    Não meu caro JPT, não é contra quem estudou. Pronto, vou ser mais claro. Cá em casa só os gatos não são licenciados, no sentido de terem um curso universitário. E olhe que somos 4 (eles também, os gatos :) – um empate). Não é contra quem estudou ou deixou de estudar. Nem tenho reservas, embora dúvidas, a que os drs tenham consciência de classe (de qual ou de quais é que são as minhas duvidas)). O que acho mesmo é que um partido da burguesia, que se assumirá obviamente da burguesia não resolverá os problemas do país. Se quer a minha opinião sincera, nem liberalismo, nem neo-liberalismo resolverão os problemas económico-sociais deste, nem de nenhum país do mundo.E o meu caro JPT, tem o jogo todo à vista, nos dias que correm. Apenas se usam eufemismos para o mitigar, mas não passa de um falhanço absoluto. Contrapor-me-á, provavelmente, e com toda a propriedade, dadas anteriores experiêncas, E o socialismo? Eu responder-lhe-ei que não tenho nenhuma dúvida que o socialismo é de facto a solução. Mas isto são convicções. E a fé não se discute. Um abraço.

  12. jpt

    (cá para mim se pagassem à rapariga para escrever coisas assim ela ia pregar para outra freguesia sobre tricots e assim … é feitio, não defeito)

    PreDat. Como eu disse, a retórica é conteúdo. Agora está a opinar. Se concordo ou não é é outra coisa, e não particularmente importante (aquilo dos intelectuais orgânicos e isso, liderando os partidos vanguarda, dava para enchermos o 100nada até a Cat perder a paciência, que acima demonstrou ter). Enfim, agora está a opinar. Antes, a traquinice que mostrou não me agradou

    Quanto ao resto: um partido de quadros (vamos-lhe chamar assim, em regime pacífico) naõ resolve as coisas, com toda a certeza. Mas poderá ser que dali venha algum contributo – intelectual, político.

    Eu, e acabei de postar sobre isso, decidi votar. Para muitos é coisa pouca, para mim é assunto “postável”. não será no Mep (os “quadros”, a “lista de elos” conservadora e parvamente elitista respeitadora, o prdismo (o marques da lusofonia – sim, sim, a gente não esquece a pobreza ideológica quando é apregoada – amais o barco com o Eanes [ainda que eu respeite o cidadão Eanes bem mais do que a tralha que anda para aí a sucede-lo)]. Vai ser mesmo numa coisa pobre. Mas isto tem que parar, nem que seja para mudarem os mosquitos da malária.

  13. catarina

    Não é que não queira responder a tudo, mas realmente a estas horas não dá mesmo (um dia destes dedico um post aos filhos da puta que me cortaram o acesso ao meu tasco)

  14. RuiMCB

    Xiiii. Já nem me lembrava que tinhamos uma lista de links no blogue. Deve ter para aí 9 meses de idade, uma ruina portanto! Havendo tempo tentarei ajudar na limpeza. Obrigado pela dica.

    Mas essa de a lista de blogues ser letal para quem quer dizer algo de novo também não consigo entender muito bem, mas deve ser do adiantado da hora.
    Abraços!

  15. jpt

    Rui “o respeitinho é muito bonito”. Isso sim, é letal. O resto são “linques”, como dizem os tipos do bloco central

  16. Baptista

    Perca de tempo, é a qualidade das nossas retóricas.
    Gostei da abordagem politica e em parte concordo, Freeporte é zanga de Família socrática para adormecimento geral.
    A democracia esvai-se em sangue e ninguém a estanca, todos os partidos são presas das suas atitudes pouco claras porque são eles os fazedores das actuais leis, menosprezando aquilo para que foram eleitos. O Povo anestesiado com o imediatismo, vai sonhando com uma vida melhor e para isso recorre ao crédito fácil “imposto” pelo capitalismo selvagem numa ordem de marting abrupta. Depois já com tudo atado a respirar por uma narina, não quer saber de pensar se Freeporte é uma consequência da sua abstracção sobre a realidade Politica, quer é mais divida para respirar melhor.
    Eles sabem como fazer e vamos todos ficando presos á nossa irracionalidade das nossas vidas. Por isso Sócrates Manuel Ferreira Leite Paulo Portas é todo um só.
    Eles sabem fazer isto!

  17. Cretino C.

    Não é só o Prédatado que anda farto de “Doutores” formados pós-25 de Abril, com os elitistas (mesmo os que não são de merda) também se passa o mesmo.

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1069212

    O porco esse….perdão, o Povo (os “papalvos iletrados”), esse, lá continua a beber a sua bejeca na tasca e a cagar para ambos.(Viva a Democracia!)
    Mas desta feita, com uma pequena mas significativa diferença. Esta crise fez com que a Burguesia ficasse refém deles para sobreviver!

    Temos pena.

  18. Cretina C.

    “Tenho algumas dúvidas sobre este sistema, mas isso é por ser uma arrogante e elitista de merda, a quem faz alguma aflição que o destino de um país seja decidido por uma cambada de mentecaptos que não acredita em quase nada à excepção daquilo que ouve na taberna ou no café ou na retrosaria da esquina”

    – Elitista de merda, não digo. Por melhor que escrevas, nunca haverá formas de se provar a parte da “elitista”. Mas que és uma grande Cretina, lá nisso, não tenhas a menor dúvida.

    Julgas-te o quê? Superior? Erudita?
    Então mostra essa superioridade perante quem te seja igual. Não há nada de nobre em ser superior ao homem simples.

    Sua fútil!

  19. Casal de Cretinos

    Olha que esperta que ela é. Gente elitista é outra loiça!
    E até sorriu para mostrar a placa e tudo!

    Mas também verdade se diga, como é que não havias de reparar?
    No fim de contas, “Casal de Cretinos” também começa e acaba com a letra “C”.
    Ora, para quem se chama “Catarina Campos”, o “CC” deve ter sido para ti como uma espécie de chamamento.
    Assim não custa.

    O que custa é manter um casamento em pé. Vamos ver se, ao menos o nosso – ao contrário de outros “CC” fracassados -, consegue se manter…

    :-)

  20. catarina

    não só são um casal de cretinos como ainda vêm cá ver se eu respondo, deve ter ficado dias aqui pendurados a clicar, não? As estatísticas agradecem. Pode continuar.

  21. Casal de Cretinos

    Dias… Catarina??
    Não menina, apenas estive aqui hoje de manhã.( Fev 6 – 12h21)
    Podes até ser boa a escrever coisas, mas em matemática és uma autêntica aselha…

    :-)

    (Ps: Faz-te um favor a ti própria e não te enterres mais…)

  22. jpt

    Eu não sou das economias e das contas e isso mas queira o/a comentador/a Cretino/a [“apenas estive aqui”, donde singular] consultar a documentação anexa:

    Cretino C.
    Fev 4th, 2009 at 15:14

    Cretina C.
    Fev 6th, 2009 at 12:21

    Casal de Cretinos
    Fev 6th, 2009 at 23:37

    já lá vão dias, já …
    Boa noite, vou ali fracassar o meu casamento

  23. Casal de Cretinos

    Caro sr JPT,
    Não sei que tipo de relação (ou ralhação) o sr mantém com a “CC” mas agrada-me ver que no séc XXI ainda existe alguns cavaleiros corajosos prontos a defender a vida e honra de donzelas indefesas em apuros.
    E diga-se em abono de verdade, que o sr foi muito oportuno já que a “CC” bem demonstrou estar a necessitar disso..

    Agrada-me também saber que o sr sabe contar até 3.
    Um bem haja! Hoje em dia, nem toda a gente se pode gabar disso.
    Só não percebi (ninguém é perfeito), parecendo o sr ser uma pessoa inteligente, qual terá sido a razão que o fez ligar-me à personagem do “Cretino C”.

    Sei que este Blog está recheado de cretinos (Já escrevi para alguns, inclusive) e que na sua condição de habitual frequentador do mesmo, esteja tão envolvido com os mesmos que já lhe seja um pouco difícil distingui-los.
    Mas sossegue que vou lhe dar uma pequena ajuda.
    O nick de “Cretina C” é meu e escolhi-o precisamente devido ao apreço que senti pelo comentário do sr “Cretino C”, mas desta feita, pretendi juntar também uma dedicatória especial ao nick da Catarina Campos.
    O “Casal de Cretinos” também é meu e teve a pretensão de chacotear – de uma forma um pouco irónica, confesso -, o comentário da Catarina.

    O ” Cretino C”? Não faço ideia, mas parece ser tudo menos cretino.

    Se não acreditar – o que está longe de ser grave -, poderá sempre perguntar à Catarina.
    Se me foi exigido um Mail para postar estes recentes comentários, deduzo que também tenha ocorrido o mesmo ao sr “Cretino C”.
    A Catarina, como detentor do Blog, deve possuir os dados. Pergunte-lhe…
    (Oh Catarina, vistes o presente que acabei de te dar?? Aproveita, cachopa, aproveita! Tu não desperdices!…A Honestidade nunca foi sinónima de elitismo e só nós 2 temos meios de saber, não é verdade?)

    Passe bem sr JPT, e se quiser seguir um conselho, nunca defenda causas perdidas, nem volte a tentar fazer ironias (O casamento fracassado) porque de “jeito”, tem pouco, e já faz lembrar a Manuela Ferreira Leite.

    :-)

  24. jpt

    Casal,
    enquanto agradeço as suas simpáticas, mas com toda a certeza exageradas, expectativas sobre a minha inteligência acrescento que, com efeito nada posso acrescentar sobre o processo histórico de construção do seu “nick” nem sobre a intencionalidade explícita ou substratos implícitos.
    Permito-me ainda, com permissão da dona do blog, rectificar um erro do meu anterior comentário: o cretinismo não é uno. Pode não ser complexo, mas é com toda a certeza mui múltiplo

    E pronto, não irei insistir aqui em casa alheia. E também porque vou agora dedicar-me a defender a dra. Manuela Ferreira Leite

  25. Casal de Cretinos

    Perfeitamente JPT, ficamos em sintonia.
    O Cretinismo é “Mui múltiplo” e também universal.
    Cada ser humano acrescenta o seu e nunca se sabe ao certo aonde ele nos leva ou de que modo acaba.
    Você, como bom observador, julgou ser prudente não insistir no seu, e eu, à cautela, também acho melhor dar o meu por terminado.

    “Não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em sermos superiores ao que éramos antes.”
    (Esopo, cretino fabulista grego)

  26. Catarina,

    Eu sei que é um abuso, mas será que dá para me emprestares o casal de cretinos quando eu voltar à bloga? é que ficam tão bem nas caixas de comentários como um naperon em cima da mesa. Que luxo, dois cretinos só para ti.
    Abusas sempre!

  27. Cretina C.

    Não sou residente, sou mais do tipo sazonal. De vez em quando sorteio uma vitima. Um brinquedo.
    Mas devo entender isso como um convite?
    Por mim tudo bem mas sei de antemão que tu não vais achar piada nenhuma à isso. Ainda te faço fechar o Blog aos comentários.
    (Não queiras brincar comigo totózinha…)

    Outra coisa. Para quem tem manias de importância, estás-me a sair uma elitista muito fraca.
    Então andas ai armada em snobista e voltas sempre aqui para ler os meus comentários??
    – Os comentários de um Cretino??
    Não achas essa atitude um pouco rústica?
    Ou será que por detrás desse teu ar narcisista, não passas de uma brejeira reprimida?

    Vai à tua vida totózinha e apaga já este comentário antes que muita gente o veja.
    Prometo-te que não comento mais nada a seguir para que o teu “mundo de imagens” possa permanecer de pé.
    Sim, ouvistes bem, estou disposto a fazer-te esse favor!
    Podes não merecer mas no fundo não deixo de sentir pena de ti…

    :-)

  28. catarina

    eu não volto sempre aqui para ler os comentários, leio-os todos no email. E tb não apago comentários a menos que sejam spam. Por mim podes ficar, mas há vítimas que dão mais luta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *