Nuvem
Primeiro assusto-me. O que é isto? Cheira a fumo. Estou a subir para Mosanto, cheira a fumo e entro na nuvem.
(há uma parte de mim completamente bicho. O cheiro a fumo faz-me querer desatar a fugir, seja para onde fôr, para longe dali, fugir o mais depressa possível, a memória ancestral do medo do fogo, a memória de criança com medo do fogo, o adulto em pânico)
A A5 está cheia de fumo. Não sei se abra a janela do carro, se feche, se me deixe ir, naquele torpor que parece levar os carros, uma espécie de silêncio cor de terra queimada, o céu azul-amarelado-fosco; atravesso a A5 toda, a nuvem a toldar o horizonte, um nevoeiro nos prédios de Alfragide; no cimo da subida das epifanias, fica limpo. Céu azul, sol, ar fresco. A nuvem a desaparecer no espelho retrovisor.
A tapada de Mafra a arder: começou o verão em Lisboa, agora em pleno.
- Para a Vieira do Mar
- A felicidade é um estado estúpido à brava (mas sabe tão bem)
Desde a hora de almoço que estavamos assim =(
O cheiro era tão intenso que, mesmo apesar dos vidros duplos e etc, conseguiu entrar pelas condutas do ar condicionado espalhando-se pelas torres das Amoreiras e entrando nos escritórios =(
Passei a tarde toda aflita por causa disso, com comichões na garganta e no nariz e a ver lá fora Monsanto a desaparecer numa nuvem de fumo que vinha de longe.
A Tapada ardeu mais uma vez, o centro de recuperação do Lince Ibérico também (pelo menos em parte) e o país continua numa chama só =(
E lá fora, por essa imensa Europa, chove torrencialmente. . .
PS: Obrigada pela visitinha 😉 (sim, foi especial, admito) /me cora….lol
Ainda mal começou.
Business as usual portanto….
E nem queiram saber o que descobri hoje. O habitual juntar de esforços para prevenção e detecção de fogos nas florestas, que habitualmente é feito com os aeródromos privados, em conjunto com os bombeiros e a Protecção Civil deveria começar, e já acho muito tarde a 15 de Julho. Ora, ontem, mandaram dizer que não se avança com isso porque o Governo diz que não há verba…tão simples quanto isso! Os voluntários que fiquem em terra porque não há verba. Que é que apetece dizer a estes tipos além do que um colega meu exclamou quando lhe deram a notícia pelo telefone…
“F***-se, então deixem mas é queimar tudo de uma vez e pronto!”
Isto já nem é 3º mundista, nem aí…
É isso, vai arder tudo outra vez e uma pessoa ainda se espanta de ser igual aos outros anos…:(