100nada

Reservas de Ouro do BP (1)

Como andei a pesquisar para saber quanto e ranking mundial e o que é o quê exactamente, vou começar a colocar aqui a informação que for angariando. Considerem a coisa como post-its para mim mesma, que o sítio mais simples de ir guardando é mesmo no meu blog.


Miguel Cadilhe propôs a venda do ouro do Banco de Portugal (BP) cono forma de financiar um fundo extraordinário de investimento (ver texto na página anterior). Vítor Cosntâncio, o governador do banco central, já fez saber que não concorda com a solução do ex-ministro. Mas, afinal ,quanto ouro tem o BP guardado? E por que razão o vende?

As reservas de ouro do BP atingem, neste momento, as 462,3 toneladas, contra 606,7 toneladas em 2001. Esta diminuição de 140 toneladas verificou-se devido às operações de venda que o BP tem efectuado nos últimos anos, ao abrigo do “Acordo dos Bancos Centrais sobre o Ouro”. As vendas não têm qualquer ligação à conjuntura financeira do País, antes visam alterar a composição das reservas externas da autoridade monetária.

Tendo em conta que “há muito tempo que o ouro já não desempenha uma função monetária como em épocas passadas” e que Portugal é um dos países em que as reservas de ouro atingem uma elevada percentagem das reservas externas totais (representavam cerca de 47% do total em 2001) decidiu-se avançar com várias operações de venda – 15 toneladas em 2002; 75 em 2003; e 55 em 2004. O Acordo estabeleceu que as vendas anuais não podem exceder as 400 toneladas.

Em substituição do ouro, passam a figurar no balanço da autoridade monetária activos financeiros que rendem juros e denominados em diferentes moedas.”

(fonte Jornal Notícias, 12.01.2005)