168.888
Fixem o número acima, por favor. A sério, fixem. Tipo código do multibanco, telefone urgente, qualquer coisa. Fixem os 3 primeiros algarismos, se não for possível mais. 168. Chega isso.
E agora digam comigo. cento e sessenta e oito mil, oitocentos e oitenta e oito milhões de euros. Em algarismos é qualquer coisa como:
168.888.000.000,00
Não é um número difícil de fixar, pois não?
Este número representa a dívida directa do estado português a 31 de Agosto de 2011. É isto, mais coisa menos coisa e ainda mais uns “pozinhos”, como a dívida indirecta do estado, onde estão coisas poucas como as PPP e as garantias e afins, que é preciso pagar.
Podem fazer exercícios divertidos, como dividir a coisa por 10 milhões de portugueses, que inclui os vossos bisavós e os vossos filhos. E quadrinetos também. Isto, os 168.888 milhões de euros é aquilo que todos nós, como povo, como estado, como Portugal, devemos.
Agora digam lá que não é um numero lindo, digno de um daqueles foda-ses! a sério. Mas tem piada, que já anda assim há muito tempo. Agora que tocou o despertador da conta nos nossos bolsos, toda a gente acordou, mas ela já ali estava.
Não voltem a perguntar quanto é.
(podem ver aqui, nas estatísticas do IGCP.)
- Retoma bloguística
- Um post de moda que não quero tar blog out.
Foda-se!