100nada

Os anjinhos de Natal

O ano passado, a minha amiga Ana Almeida, falou-me desta iniciativa e decidi participar. Falei desta campanha a várias pessoas e, este ano, eu e a minha amiga Ana Frazão, resolvemos participar mais activamente e acabou por se conseguir pessoas para apadrinhar muitos anjinhos, o que é muito muito bom. Para explicar do que se trata, passo a palavra à Ana, sob a forma da carta enviada a todos quantos podem ajudar.

“Chegaram os anjinhos de Natal.

Os anjinhos são crianças desfavorecidas, às quais o Exército de Salvação, com a nossa participação e de colaboradores de muitas outras empresas ajudam a ter um Natal mais alegre. As crianças mais carenciadas são seleccionadas pelo Exército de Salvação, que faz a pesquisa no terreno junto das famílias mais necessitadas.
Depois de seleccionados os nomes e idades das crianças são colocados num cartão com o pedido da prenda. O anjinho é o cartão onde vem mencionado o nome, a idade e o presente da criança em causa; um brinquedo e um fato de treino para a idade. Todos os anjinhos correspondem a uma criança específica, por esse motivo em todos os presentes deve ser colocado o número correspondente à criança, este número vem mencionado no cartão-anjinho.

Quem quiser contribuir pode solicitar o número de anjinhos que pretende através do mail: acalmeida@tvi.pt posteriormente será feita a distribuição dos anjinhos pelos “Pais Natal” candidatos.

Estes pedidos devem ser feitos no máximo até dia 30 de Novembro e a data de entrega dos presentes será feita entre os dias 8 e 15 de Dezembro nas instalações da TVI directamente à Ana Almeida.”

É escusado dizer que ainda há anjinhos para distribuir, ainda há crianças que precisam de presentes. São meninos que não vão ter outro presente senão este. Pensem bem nisto: crianças cujo único presente é este que nós damos. Mais um fato de treino para terem uma muda de roupa confortável. Não é dar as coisas que lá temos em casa, embora o Exército de Salvação também agradeça, como é evidente. Aliás, vários dos anjinhos que tenho aqui para entregar, foram completados com mais uns brinquedos e roupa que as pessoas que os deram, quiseram também dar. Algumas dessas pessoas são crianças também, que ficam mesmo muito impressionadas por haver meninos a quem o Pai Natal não visita e que quiseram mandar alguns dos brinquedos delas.

Ninguém é obrigado a dar nada ou a dar mais do que pretende. É evidente que esta acção (pelo menos como a vejo e muitas das minhas amigas) é, para nós, muito personalizada mesmo, e tentamos encontrar exactamente aquilo que aquela criança pediu (pode ser uma Barbie ou um pista de automóveis ou um leitor de CD’s ou um Action Man, ou o que for e mais o fato de treino para a idade), e há neste processo alguma entrega e carinho; não é abrir a carteira e dar a moeda ou fazer transferência para uma conta de solidariedade, dá algum trabalho. Mas vale mesmo a pena. Mesmo.

O ano passado, quando vi a criançada no dia de Natal a abrir os seu embrulhos, pensei nos meus anjinhos e fiquei mesmo contente. Mesmo contente por saber que mais uns miúdos tinham tido um dia feliz. Não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer uma, uma única diferença de cada vez e isso já é alguma coisa de bom.

Há ainda 40 e tal anjinhos para distribuir e muito pouco tempo, como vêem, era até dia 30. Mas, se quiserem, ainda há tempo. Mandem email para a Ana Almeida (que faz isto todos os dias até às três, quatro da manhã, completamente voluntária) ou para mim (miragem arroba gmail ponto com) agora, que tudo se organiza. Era mesmo preciso e ficaríamos nós agradecidas e as crianças ainda muito mais.

20 thoughts on “Os anjinhos de Natal

  1. catarina

    Tudo ajuda, Ana. Não nos anjinhos em si, mas o Exército de Salvação aceita as coisas e agradece que há muita gente a precisar. Não só roupa, mas móveis, etc.

  2. Pingback: Catarina Campos

  3. Pingback: Madalena Castro

  4. Pingback: Célia Pedroso

  5. I.

    Isto já é um bocadinho em cima da hora, mas como amanhã é feriado, acho que consigo “aviar” dois ou três anjinhos. Só preciso de uma ajudinha (de mães ou tua, que já fizeste as compras): onde é que posso arranjar fatos de treino para criança???

  6. Karla

    Decathlon, C&A, H&M, Zippy Kidstore, às vezes os próprios hipermercados têm coisas giras. Eu tenho duas meninas e acho que em termos de relação qualidade/preço/”mimosice” a H&M é capaz de ser a melhor aposta; para rapazes arriscaria a Decathlon (mas é só um palpite, tenho pouca sensibilidade para coisas de rapaz).

  7. Liliana Pereira

    Confirmo que a relação qualidade/preço é melhor na H&M mas não há fatos de treino giros para rapazes (estive lá este fim-de-semana). As melhores apostas são Decathlon e Sport Zone.

  8. I.

    Obrigada pelas dicas :)! Já mandei o mail, vamos lá a ver se ainda foi a tempo. Se sim, amanhã vai ser uma corrida!

  9. raquel luizello

    Ana,so hoje tive conhecimento da vossa maravilhosa iniciativa, será que ainda há um anjinho para mim?

  10. Pingback: Catarina Campos

  11. Pingback: jonasnuts

  12. Pingback: Catarina Campos

  13. Susana Vigário

    Nas feiras também se fazem óptimas compras e de qualidade, comprei os fatos de treino da minha filha numa feira, cardados por dentro, apenas 10€, 3 peças!
    Ana, parabéns pela tua iniciativa! Natal é mesmo isso, solidariedade, partilha e amor!
    Beijo

  14. Pingback: Os anjinhos de Natal – update : 100nada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *