Eu também não tenho cartão Fnac nem quero!
O José Mário Silva escreve aqui sobre a polémica o fim dos descontos da Fnac (eu sempre tive descontos na Bertrand e na Barata, portanto, em termos de descontos, para mim aquilo não era grande espingarda, mas adiante), que passam a ser apenas para quem tem o cartão Fnac.
O cartão Fnac é a maior porcaria que existe em cartões. Ou, pelo menos, um dos piores. Tirando o desconto inicial (toda a gente tem cartão Fnac para comprar aquela coisa mais cara que está a 6% de desconto na adesão e, por acaso, se encontra em imensos lados muito mais barata, é só uma questão de consultar sites de comparação como o utilíssimo kuantokusta) e o desconto na bica, sinceramente acho aquilo uma treta. É um cartão de crédito, ok, como muitos outros, mas aquela história dos pontos tira-me do sério: os pontos são por compra: cada dia de compras, mais uns pontos. Isto é a uma ideia absolutamente maravilhosa para a Fnac e assassina para o consumidor, como é evidente. Se uma pessoa for comprar um livro por dia, leva pontos por cada um desses dias. Se comprar o recheio da sala e dos quartos em imagem e som, mais umas máquinas fotográficas, consolas, telemóveis, livros e CD’s para o ano todo, de uma vez só, pois ganha os pontos daquele dia. Bestial, hein? Mas publicitam os pontos, o cartão dá pontos! Pamordeus, o cartão Continente, que também dá descontos nos produtos de catálogo, ao menos manda um vale de x euros para casa de tanto em tanto tempo, que varia consoante o que se gastou. O cartão do Continente e mais duzentos milhões de cartões de todos os tipos que publicitam pontos como incentivo ao maior consumo; menos o da Fnac. Mas toda a gente assume os pontos como os normais dos cartões normais, quanto mais se gasta, mais se ganha e ninguém nota que, com eles, é em número de dias e não em montantes. São as letrinhas mais miudinhas, lá está.
- Coisas principais e coisas não principais
- Devem tar a brincar comigo…
Vs aí sempre me saíram uns blasés … um tipo chega a lisboa e toda as lojas, com excepção presumida do “Ferrador, corra portugal de lés a lés com meias ferrador nos pés” têm a merda dos cartões. E agora porque é a FNAC toca de protestar, que é mau e isso. E o continente, pingo doce, bertrand, liedl e todo o resto? Um tipo chega aí sem cartões e é só rir em todas as caixas … francamente ó blogo-mundo, tende juízo
Caro jpt,
No meu caso, também não tenho cartões de nenhum tipo. E não vou ter. É uma coisa que me encanita.
Bom, eu sou anti-cartões por isso é para o lado que durmo melhor ehhehehehe.
Este 100 nada tá com pintarola, oh yeah!
Também me tinha irritado essa coisa e escrevinhei lá no meu estaminé sobre isso. Fiquei um tanto irritada (apesar de ter o famoso cartão, e também me irrita essa coisa de os pontos não ser pelo valor da compra nem mesmo por cada compra mas pelas vezes que se passa pela caixa, ou lá o que é) e a birra deu-me para ir agora mais à Byblos. Tem também muitos sofás para a gente se sentar, um barzinho, e até – imagine-se! – tem casas de banho para quando estamos mais aflitos.
Amuei com a FNAC.
Engraçado, lembraste-me agora o cartão da Barata. Durante muitos anos, aquilo deu-me um jeitão porque estava associado a uma espécie de Clube Cultural do meu serviço, e automaticamente as compras vinham descontadas em prestações no meu ordenado. Na altura da compra dos livros escolares, era uma bênção!!! 😀
Estive a ler o post do Zé Mário e os seus comentários. É curioso que uma das pessoas que comenta, defendendo a Fnac diz que nas outras livrarias os vendedores não sabem atender os clientes; quanto a mim, na Fnac, o difícil é apanhar um vendedor…! Eles passam que nem flechas e é milagre apanhar-se um.
Hás uns tempos apanhei um desses montados em flechas e perguntei-lhe sobre determinado livro do Enrique Vila-Matas… levou-me para a secção da literatura portuguesa.
JPT, as tuas polémicas são melhores que as minhas? Ok, cada um escolhe refilar com o que se lembra (e, neste caso, lembrei-me do cartão e dos pontos, quando li os comentos do post do JMS). Sim, os outros também têm cartão (o Pingo Doce faz questão exactamente em publicitar que não tem, btw), é o que digo no post, mas este sistema de pontos é estúpido e engana o consumidor.
JMS, eu tenho. Vários de várias coisas, quando me parece que aquilo que oferecem é simpático e não fideliza com truques destes. Note-se por exemplo, o cartão Corte Inglês que oferece o parqueamento, quando se gasta acima de x euros, etc.
Miguel, a ti também não te servem de muito…:D
Obrigada, minderico.
Emiéle, eu tinha visto. Ainda não fui a Byblos, mea culpa, mas fica muito fora de mão; vou ter que ir, que ando deserta para lá meter o nariz. E casas de banho?! Isso é um luxo! Também não tenho grande impressão dos empregados, mas não tenho qualquer queixa, são normais.
Quanto à Barata, sou mesmo parcial, adoro aquela livraria. Embora a minha favorita de todos os tempos, fosse a Bertrand do Chiado.
Bi :DDD
para livros, agora, é mais net mesmo – e com os dez pecento de desconto e entrega no estaminé, olé
Já tive duas chatices com a fnac (relacionadas com o cartão, os pontos e os descontos) que iam dando entrada no livro de reclamações (ficaram avisados que à terceira é livro, asae e o que mais me lembrar). Tratam os clientes como cães de pavlov, tipo já estão condicionados, agora aguentem-se com o que nós inventarmos. Não fosse a byblos estar tão fora de mão, já lhes tinha dito. E cada vez vou mais à bertrand.
Bom dia Catarina,
pois eu tenho cartão FNAC. Não sei se é o pior do mundo é apenas mais um cartão, pelo menos para mim que até nem tenho muitos. Tem-me sido útil e nãp por causa das bicas…mas agora, que vivo na província, pouco o utilizo.
Agora tanta polémica é que acho um exagero nomeadamente quando muitos dos que agora falam acham que o conceito FNAC ( não só o cartão ) é uma porcaria. Pelo menos li muita gente a dizer isso quando a FNAC abriu em Portuga.
Eu por mim diria . ” Haja paciência !”
Cumprimentos
Eu vou milhões de vezes à FNAC, gosto do conceito de ter tudo num só sítio, café e queques incluídos, mas nunca lá comprei gadgets informáticos e/ou electrónicos, que são (como tu dizes, Cat) mais caros do que, por exemplo, na Worten ou numa loja de electrodomésticos daquelas espanholas, mesmo com o desconto. Por acaso também não tenho cartão FNAC, e olha que tenho cartão de quase tudo… Em tempos, li essas mesmas “letras pequenas” (defeito de profissão hehe) e achei uma parvoíce, as vantagens que na realidade NÃO dão. Não sei qual a polémica nem do que trata, mas só cá vim dizer isto, pronto (que não interessa a ninguém, mas os comentários são isso mesmo: cada um a falar de si).
Beijos, querida, estás em grande forma!
ri alto com a última parte do segundo comentário da emiele. é que é mesmo aquilo, tal e qual! : D
(num ficou o meu coment)
(amei)
afinal, ficou.
e não era amei, era amuei.
mas feitas as contas, amei – deu para ficar por aqui mais um cadinho.
Pois eu uma vez estava quasi-quasi a cair na tentação de aderir. Mostrei o meu BI e como a residência era Angola, o simpático disse: ah, mas assim não dá. Vai-se lá saber porque não dá. Queres ver que sou rica, só porque sou emigra? E emigras não têm direito a descontinho? Oras, oras… pelo que leio aqui, perdi pouquito!
Há que pôr na linha esses lambões da FNAC, e diversificar os pontos de compra porque o “pensamento único” só promove desgraça!
pois eu cá não tenho e também não quero. E sim vou à Fnac quando me dá jeito, agora livros???? Santa paciência, livros só em livrarias mesmo, como a barata que gosto muito ou qualquer Bertrand, preciso do cenário adequado para conseguir comprar um livro. Manias! Cada um com a sua!
Há os tipo JMS que não têm cartões porque não precisam (ou pq se encanitam) e há os outros que aproveitam os descontinhos todos como eu. Mas nem todos nasceram com o cuzinho virado para a lua não é?
Acho que está respondido lá no meu recanto. Mas não deixo de sublinhar que este
“JPT, as tuas polémicas são melhores que as minhas?”
dava para um grande post aqui …
Agora lembrei-me dos famosos “talões de desconto” na gasolina “oferecidos” pelo Continente & Cª…dizem eles “€0,05 de desconto por cada litro”….ehehehe….e o pessoal lá vai, todo contentinho comprar ao posto aderente o famoso líquido e nem se apercebe que nesses postos aderentes o preço dos combustiveis está inflacionado
Ena tanta gente com coisas para dizer sobre a Fnac e os cartões e mais coisas…que fique só aqui esclarecido que eu também gosto imenso da Fnac, não gosto é do cartão. Mas gosto da Fnac como uma espécie de armazém de coisas giras, todas numa só, não como “livraria”, livraria, para mim é outra coisa (olha, calha que hoje até fui a 3)
Dava para um belo post, dava, dava, JPT…polémico e isso?
aflores, não estou a ver bem isso: embora nas diferentes redes de postos, os preços sejam diferentes, não me parece que na Galp que desconta pontos do continente, por exemplo, a gasolina seja mais cara que na Galp da rua ao lado. A ver se encontro o link de um site que está sempre a comparar os preços para confirmar.
Pre, eu também aproveito montes de descontos, mas também acho que muitos dos descontos são bastante enganosos. Por isso é que cada vez gosto mais do Pingo Doce, passe a publicidade.
@na, é isso, não são livrarias, as Fnacs…
(estou a responder de cima para baixo, acho que não há obrigatoriedade de ordem, pois não?)
JPB, a malta berra muito, mas depois faz pouco, a verdade é essa e quando for preciso alguma coisa, lá tá tudo na Fnac que até fica à mão e tem parque de estacionamento, etc etc…
Migas (obrigada pela visita!) hum, se calhar tem lógica, depois como é que mandavam para a morada aquelas toneladas de descontos que se ganham com os pontos, não é? 😉
sem-se-ver, também amei essa série de comentos seus/teus 😀
Sofia, a polémica é o desconto dos 10% que a Fnac supostamente teria em todos os livros e agora serão só para os clientes com cartão. De resto, dizes o que te apetecer querida! Mesmo que não tivesse nada a ver com o post, mas era completamente sobre. Também adoro os cafés e bolos, já adorei mais quando lá se fumava, grandes pequenos almoços que ali tomei há uns anos, com um olho nos jornais e quatro ou cinco (sabes como é, a multiplicação de antenas maternais) no espaço infantil ao lado.
Beijos!
Olá António, folgo em vê-lo por cá. É como digo anteriormente, eu gosto da Fnac e admito perfeitamente que cada empresa siga a sua estratégia de implantação e depois a altere, mesmo que seja para aumentar os lucros, já que os descontos de volume das editoras provavelmente serão mantidos: mas isso é lá com eles. Aquilo que me aborrece é o cartão, que não dá assim muitas vantagens, quanto a mim, ser “vendido” como se fosse uma grande espingarda.
I. também já ouvi muita gente a queixar-se da Fnac, como é evidente. Aliás o José Manuel Fonseca (o “Anarca Constipado”) teve no blog em tempos uma novela de cair para o lado a rir de uma encomenda por net – acho que era a impressora para o portátil – e que tudo corria mal, era incompetência atrás de incompetência.
Cool, qual é o site que usas, a webbom?
Continuando numa de serviço público, referia-me à mediabooks, até ver serviço 5 estrelas.
A loja virtual do FNAC está realizando cobranças indevidas (roubando seus associados) ! Fiquem atentos !
Hoje 03/05/2009, tentei realizar uma compra pelo site da FNAC, ate ai ok, mas na hora de fechar o meu pedido aparece uma cobrança indevida de frete. Como eu sou associado FNAC eu não deveria pagar pelo frete.
Além de ser uma situação super desagradável, é possível que isso ocorra com outros usuários do site que acabam passando esta informação.
Pois bem fiquem atentos ao realizar uma compra no site da FNAC, confiram os preços e valores do frete.
Outra coisa que a lista de desejo não esta mais acessível.
Até o momento o site tem deixa bem a desejar, falo isso como especialista no assunto, sou Designer especializado em Web Design.
Sem mais
Associado FNAC eu não deveria pagar pelo frete, se isso ocorre a loja esta agindo de ma fé, em outras palavras enganando e roubando seus associados.
Meus amigos, está na hora de se actualizarem!!! Em primeiro lugar não têm noção de como trabalha a Fnac nem das condições, logo estão errados!! Verifiquem as novas vantagens do cartão fnac, e digam-me se mais alguma empresa dá os benefícios deste fantástico cartão! É fácil criticar, não é???