100nada

A Bússola Dourada – review

Acabadinha de chegar do cinema, que não queria falhar a estreia do A Bússola Dourada. Hum…dividida. Entre um excelente filme que segue muito bem a acção do filme e um filme que falha na parte filosófica da questão que é o mais interessante na obra. Produção magnífica, personagens como se imaginam na leitura, fotografia e encenação muito boas. A história…como sei qual é, não sei se quem nunca leu os livros percebe realmente a ideia. Fico com a impressão que não, que aí há uma falha – mas como é que se conta a história sob esse prisma? – e que o espectador normal anda ali um bocado às aranhas e acaba por se encostar para trás e apreciar a paisagem.

Uma nota curiosíssima: o primeiro livro não acaba bem, em nota positiva. Acaba num “to be continued” que nos faz ir a correr tirar o segundo da estante (e enervarmo-nos um bocado com a primeira parte, que é uma história paralela que só mais tarde volta a encontrar as personagens do primeiro). Mas acaba em bastante desconforto moral para o leitor. No trailer do filme (vide post abaixo) estão imagens dessa parte do livro. Mas na versão do filme que acabei de ver, cortaram esse último capítulo do primeiro capítulo. O filme acaba num espaço de suspense mas em nota positiva de “vamos conseguir resolver isto e tal”. Filmaram tudo, está no trailer, mas agora decidiram – à última hora? é o que parece – não mostrar essa parte. Tem piada, não tem? (claro que eu estou mais do que lixada com isso, como é evidente).

Adenda: ao nosso lado uns adolescentes infernais, no auge do mandar bocas a todos os anúncios e afins antes de começar o filme. Depois? Nem se mexiam nas cadeiras. Completamente vidrados. E eu também. Valeu imenso a pena, apesar do gosto amargo do corte do final.

0 thoughts on “A Bússola Dourada – review

  1. Crezia

    Tenho pena do andar às aranhas, como não li. Posso sempre ler e esperar pelo dvd, pois claro.
    Olha, vou “underground”. Tive uns comentários parvos de idiotas que não podem perceber o Cose e vou recolher. Pronot, queria dizer isto :)
    Beijinhos

  2. Camarada Choco

    Dia 17 de Dezembro (segunda-feira) pelas 19H00 na Livraria “Bulhosa” do OeirasShooping, lançamento do livro “Camarada Choco 2”, com o patrocínio da empresa “Tomás de Oliveira”, que enviará um representante. O senhor Fernando Castro será um dos oradores.

    Tema: Haverá uma fronteira entre os Aparafusados e os Desaparafusados?”

    Do Padrinho do Choco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *