100nada

Bolinhos de chocolate

Uma pessoa diz, inocente, que gosta de cozinhar e, tau!, mete-se logo em assados! Começam logo a pedir receitas para isto e para aquilo e «ah, anda cá a casa fazer o jantar para pormos a conversa em dia» e tal. E por falar em assados e como o tempo vai frio, estes bolinhos de chocolate são uma boa desculpa para dar trabalho ao forno.

Primeiro, aquecemos o forno a 200º, para os bolinhos receberem umas boas-vindas calorosas assim que lá entrarem. Depois pegamos em 110 g de manteiga amolecida que batemos com 200 g de açúcar até ficarem num creme fofo e doce (só vale meter o dedo uma vez para provar!). A seguir é a vez dos dois ovos, que se juntam um de cada vez.

Noutra tigela, misturamos bem os ingredientes secos – os 120g de farinha, as duas colheres de chá de fermento para bolos, uma pitada de sal e os 50g de cacau (por amor daquilo que vos é mais sagrado, usem cacau, esqueçam o chocolate em pó!). Alternando com um copo de iogurte natural (para fazer de conta que é saudável), juntamos os ingredientes secos ao creme de ovos até ficarmos com uma massa macia e mesmo a pedir para meter um dedo (para provar, claro está!). Resistindo com bravura à tentação de pegar numa colher e comer a massa assim mesmo, distribuímo-la por forminhas forradas com papel e apresentamo-la ao forno, onde fica 15 minutos (mais ou menos).

Agora, para os bolinhos ficarem bons, mas mesmo mesmo bons, batemos um pacote de natas com duas colheres de açúcar até ficar um chantilly firme e espalhamos por cima dos bolinhos depois deles terem arrefecido. Depois quero ver se conseguem comer só um!

Sofia Barbosa

adenda: esta receita foi baseada neste post.

0 thoughts on “Bolinhos de chocolate

  1. Pingback: Rede TubarãoEsquilo

  2. Crezia

    Em receitas de chocolate vou logo ao que interessa: pó ou cacau? Procuro, passo os ovos, as manteigas, o açucar, onde está o chocolate, preciso de saber… Ufa… assim, já posso experimentar :) Isso ou tablete.
    Obrigada Sofia (percebi bem não foi? lol)

  3. Alberto Luís

    Como é possivel falar-se em qualquer tipo de receita quando vivemos num país de mais de 2 milhões de pobres? Aconselho alguns dos nossos intelectuais,certos políticos e donas e ” donos” do jet 7, a provarem a receita que se segue: coloque num tacho um pouco de vinagre e junte-lhe um pouco de cicuta e dedaleira.Misture bem e bebam á vossa vontade e morram de seguida que Portugal agradece.

  4. catarina

    Miguel, quando chegar o fogão. :DDD

    Mana, não tens? Devias ter metido na lista do pai natal!

    Pal, está excelente, o adsense.

    Alberto Luis, é evidente que toda a gente é sensível aos grandes temas da actualidade e aos pobres e etc e tal, mas olhe que duvido muito que alguém vá à procura de uma posição sobre o assunto numa receita de bolinhos de chocolate. Eu se fosse a si, mandava um email ao JPP ou atacava com comentários os blogs políticos que se ocupam dessas coisas. Ou abria mesmo um blog e debitava a minha opinião. Nós aqui é mais bolos. Obrigada pela visita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *