100nada

Manual do aldrabão – Instalação Eléctrica

Quando uma pessoa compra uma casa, faz umas obras e, entre outras coisas, contrata um aldrabão e pede “veja se as fichas têm terra e se não tiverem, ponha” (sendo essa pessoa uma banana com pernas como eu), o tipo, o que faz é montar tomadas de terra e dizer que está tudo nos conformes. Não liga os fios, claro, que a terra não existe, mas a banana com pernas nem se dá conta.

Às oito da manhã fui informada que tenho duas fichas com terra em casa e as outras todas sem terra e com fio do tempo da maria cachucha.
Daqui a 72 horas terei uma instalação eléctrica nova, incluindo fios dentro das paredes e todas as tomadas que já estavam meio queimadas do lado que não se vê.
É assim, ignorante e alegreta, que uma banana com pernas vive durante uma data de anos.

50 thoughts on “Manual do aldrabão – Instalação Eléctrica

  1. Miguel

    Este é um dos posts mais complicados que aqui jamais deixaste catarina! O que é que isso tudo quer dizer? Terra? Só duas com terra? E qual é o problema da ausência de terra? (mais um banana com duas pernas)

  2. catarina

    Ó pra mim a dar uma perninha (de banana) e electricista! :)
    É que certos aparelhos precisam ou deveriam estar ligados à corrente e ao fio de terra, que é mais seguro (máquinas, computadores, secadores, coisas assim) agora exactamente ou sem ser exactamente os porquês, isso agora só vendo no google! :DD

    Tomada com terra quer dizer que está ligada a 3 fios. Dois de corrente, sabe-se lá porquê e um fio de terra.

  3. Vieira do Mar

    Ai melher, és tudo menos banana, filha. Aliás, tu, eu e mais meia dúzia de…anonas, vá, devemos fazer parte daquele grupo restrito de gajas que sabem o que é uma ficha com e sem “terra”. Até rebento de orgulho em nós, pá!:):):)

  4. Miguel

    Positivo, negativo e neutro, provavelmente. Desvia para terra a energia da aparelhos defeituosos? LOL. Ou seja, por isso é que no outro dia ia morrendo no duche? Quando ia a rodar a torneira da água fria e apanhei o maior choque da minha vida – até doeu – seria por o acumulador não ter ligação à terra?! Passando às anonas, que são bem boas, também rebento de orgulho em vós. Dá sempre jeito. 😉

  5. Jorge

    Ainda hoje me contavam de um electricista que recusou um trabalho numa série de vivendas em que o empreiteiro lhe pediu para pôr só as tomadas, sem os fios por dentro, para sair mais barato…

  6. Emiéle

    Agora eu é que fiquei parva com o desconhecimento do Miguel… Olha que podias morrer, sim senhor! É assim que se morre no banho porque a água é bom condutor!!!!
    E nessas coisas tenho a mania que sei fazer tudo, e sei (QUASE tudo) portanto sei verificar se as tomadas estão ou não como deve ser. É mais grave isso do que os fios estarem por fóra se estiverem com protecção nem faz mal nenhum e ficam mais acessíveis a consertos que forem necessários.
    (em coisas de bricolage sou uma convencida do caraças! mas juro que faço bem!!!)

  7. Miguel

    Emiéle, tinham estado a arranjar o “sistema” depois de eu ter reclamado não ter água quente. Parece que o camelo do electricista de trazer por casa se terá esquecido de alguma coisa. Eu só adivinhei que algo estava errado quando ia morrendo. Este é o tipo de coisas para as quais não tenho paciência nenhuma e acho que são um desperdício. Aliás, sempre tive negativa ou 3 a Trabalhos Manuais ou Oficinais. Eu era mais desenho. Por isso é que dá jeito uma companheira mestra nessas coisas e que se divirta com isso ou ter dinheiro suficiente para pagar a esses… a esses… a esses ladrões! 😉

  8. Uma banana com pernas, pode ser levada à certa, uma ou duas vezes.
    Nada com antes de pagar o serviço, pedir ao “esperte” para testar as tomadas e verificar se o interruptor de entrada, o da EDP, desliga.

  9. MAD

    Deixa lá, que banana com pernas não te sentes só tu. E não é só com “electricidades”. É com o carro, é com as mercearias… Enfim, com qualquer coisa com que me consigam enganar. Mas também há quem abusa. Esses é que deviam escorregar numa boa casca de banana!

  10. Uma banana com pernas, pode ser levada à certa, uma ou duas vezes.
    Nada com antes de pagar o serviço, pedir ao “esperte” para testar as tomadas e verificar se o interruptor de entrada, o da EDP, desliga.

  11. okidoki

    Já tive um problema semelhante. Primeiro pensava que tudo se podia ligar a todas as fichas, então a maior parte das vezes ligava a ficha da máquina de lavar a uma qualquer. Foi quando descobri que ia incendiando a casa com uma tomada a arder e que existiam fichas terra.

  12. NunoS

    Olá, encontrei o seu blog por acaso, noutro dia. Estive por aqui a ler uns posts e achei interessante. É um blog diferente dos que costumo ver, que são meio tristonhos, este é inteligente e divertido. Continue a escrever. Sobre este post, olhe que muito poucas mulheres devem saber que esse fio terra existe… ou nao fossem elas mulheres (nao resisti a dizer isto :-) )

  13. Emiéle

    Susana, é p’ra já!
    O que me diverte «fazer coisas» e sairem bem, descontrai-me completamente de ‘outras coisas’ que não são feitas com as mãos e são bem mais difíceis…

  14. AdC

    Era falar aqui com o especialista que te vendia tomadas com terra (tipo “Schuko”) e fio HO5v-u (de 2,5) com 50% de desconto sobre o preço de tabela. Quanto à instalação já era capaz de sair um ‘cadinho mais cara…

  15. Pedro

    Sou formando de Electricidade de Instalações e aconselho a quem se sente lesado ou tenha dúvidas neste tipo de serviços, a se dirigir à entidade que regula este sector: Associação Certificadora de Instalações Eléctricas (www.certiel.pt/).

    Nas tomadas, o cabo-terra (um fio bi-color, verde e amarelo) é obrigatório, e não pode ter menos de 2,5 mm2 de secção (área), sendo um pouco mais grosso do que os fios que ligam a iluminação de um quarto ou de uma sala, por exemplo.
    O cabo-terra serve de escape à corrente eléctrica em caso de sobre-tensão (os chamados “picos”), defeito dos outros dois fios que ligam a tomada ou outra situação em que haja corrente eléctrica fora do circuito eléctrico.
    Em instalações sem o cabo-terra, como essa corrente não tem por onde se escapar, em contacto com pessoas dá origem a um choque eléctrico ou pode danificar equipamentos. No caso dos choques eléctricos, o risco é maior quando o electrocutado é uma criança, aí aconselha-se a colocar tomadas com protecção (tomada que tem tipo uma portinhola, que se tem de abrir, para colocar a ficha).

  16. Fernando

    As “tomadas com terra” possuem dois contactos, na parte superior e inferior, que, caso a instalação eléctrica esteja bem executada, se encontram ligados “à terra” (ligados por meio de fios condutores verde e amarelos a uma chapa/piquete enterrado sob a casa, que estabelece a ligação à terra).

    Os aparelhos que possuem ligação de terra, normalmente os mais potentes como os electrodomésticos de grande porte, possuem por seu turno a sua estrutura metálica (normalmente o invólucro) ligada aos contactos de terra da sua ficha (igualmente localizados na parte superior e inferior da ficha, para estabelecerem contacto com os da tomada).

    Se a ficha possuir terra, e estiver ligada a uma tomada com terra, fica estabelecida uma ligação entre a estrutura metálica do aparelho e a terra.
    Qualquer corrente de fuga que surja na estrutura metálica deste aparelho devido a uma avaria, passa a fluir directamente para a terra através da ligação de terra e não através das pessoas que tocarem no aparelho.
    E assim é assegurada a protecção das pessoas: o defeito pode estar lá, mas a pessoa não sente.

    Estas ligações também auxiliam na detecção de alguns defeitos pelas protecções localizadas nos quadros eléctricos, uma vez que qualquer defeito à estrutura metálica dos aparelhos origina no imediato uma corrente de defeito.
    De outra forma, poderia ser que só quando alguém tocasse no aparelho e levasse um “choque” é que se originaria a corrente de defeito, o defeito seria detectado, e talvez as protecções actuassem…

  17. MrWho

    Boas. Dei de caras com este site (via Google) e li o comentário de alguém que apanhou um choque eléctrico no duche.

    Mande ver a sua instalação eléctrica com urgência porque um dos “truques” usados para ter uma ligação à terra que funciona realmente mas que dá menos trabalho e acarreta riscos alternativos é usar a canalização da água como condutora eléctrica para descarregar qualquer sobrecarga.

    Normalmente uma ligação à terra é feita com uma vara de aço e cobre com alguns metros enterrada no chão (de onde depois sai o cabo para os pinos de terra das tomadas – daí o nome de “terra” dessa ligação). Mas como em alguns sitios (nomeadamente prédios antigos) é dificil de executar essa tarefa de enterrar o varão e fazer a ligação, há quem aproveite as canalizações metálicas (e que já estão enterradas no chão) para essa ligação.

    O risco é que, se um aparelho eléctrico ligado à terra estiver em curto pode causar choque nas pessoas que usem as torneiras – e pode ter sido isso que lhe aconteceu.

  18. toze

    olé sou um rapaz k comexei a tirar agora o curso,nao entendo la mt ou nada….
    se me alguem poder ajudar…
    mande mail para tozé_matos23@hotmail.com

    fiko grato por ixo

    ja agora se tiverem msn digam

    obrigado

  19. ElectroescadaS

    Ena tantos “ElectricistaS”. Fico sem saber exactamente quem é o aldrabão…

    Mas estão aí algumas respostas muito elucidativas sobre Electricidade…

  20. catarina

    LOL! Bem vindo ao 100nada, ElectroescadaS. Estou perdida de riso ao ver o teu comento neste post! :DD
    Não sei se reparaste, este post tem quase dois anos, mas é muito engraçado: as pessoas continuam a aparecer por pesquisa do google e vão deixando comentários, parece-me até bastante úteis. :)

  21. ElectroescadaS

    Custa-me ler algo sobre tão nobre profissão Catarina, é que também sou Electricista e esse comentário sobre aldrabões tocou-me na pior forma, lá porque um “suposto” electricista fez merda (desculpa a palavra) não quer dizer que todos os ElectricistaS à face da terra sejam iguais.

  22. apc

    Gostei da banana, mas diga-me já um pouco fora de tempo, será que preferiu orçamento baixinho dum pseudo electricista que nem as regras técnicas conhece e que só de boca em boca lá vai dando uma perninha, pois é profissionais a sério custam e é por isso que electricistas como eu, preferem mandar este paizinho ás urtigas, pois traalhar pra aquecer, nã, mas ai algures vi que alguém ia morrendo no duche vejam de quando são as instalações pois por vezes o raio da mania de agarrarem a terra aos canos da mau resultado, bem isto e um desabafo…..

  23. augusto marques

    Assunto serio
    Alguem me pode ajudar para reparar avaria de fuga a terra numa instalação de moradia que origina o “diferencial” disparar aleatóriamente sem qualquer manifesto de avaria nos circuitos independentes nem disparo do respectivo disjuntor. Ocorre diáriamente ou semanalmente ou até quinzenalmente, com ou sem aparelhos em funcionamento, com bom ou mau tempo.
    Necessito informação de equipa que faça analise e reparação (zona do Porto)

  24. Racso

    Caro Sr. Marques
    Primeiro deve saber se o valor ohm da terra corresponde ao valor de disparo o ID
    depois embora os aparelhos não estejam ligados se houver contacto entre o negativo isto é neutro e a terra isto é ligação equipotencial o ID dispara, deve desligar todos os aparelhos com ligação a terra e ligar um por um se o problema persistir deve chamar uma pessoa credenciada pois hisistem aparelhos para detectar esse tipo de avarias mas um técnico!

  25. mira

    Olha Tozé,

    antes de mais, eu, manda-va arranjar esse dente da frente tax a ver ?

    aos mais sintecticos agradeço o trabalho de postarem, fiquei a enteder melhor a coisa, aos copy/paste tambem, havera com certeza uma uma “força” maior que os move.

  26. mira

    e já agora á autora do topico,

    tambem rebemto de orgulho de voçes minhas/nossas senhoras, mas deixem algum trabalho para nós, já começa a ser dificil disfarçar o quanto somos inuteis.

    bigados ao tozé

  27. António Quintãos

    Aterrei na página ao fazer busca para matéria a apresentar sobre risco eléctrico e fico abismado como o Electroescadas.
    Quando pedirem ajuda no ramo eléctrico deixem o custo pesar menos na vossa decisão e pensem na VIDA,que esta não têm preço.
    Actualmente qualquer instalação eléctrica nova é certificada pela CERTIEL desde 2000 e que qualquer alteração deve ser efectuada por Técnico habilitado e com nova reinspeção,e que as antigas tem prazos para serem alteradas só que a legislação é “caracol” no seu cumprimento.
    Procurem técnicos habilitados,já que estes além da execução conforme RSIE,são responsabilizados por qualquer desvio com eventuais consequências penais.Pena é que neste País os decisores de m***a deixem qualquer um exercer a profissão,não havendo fiscalização nesta matéria.
    Disponivél para qualquer apoio.

  28. Diogo

    Os electricistas são mesmo do pior “alguns”. Tive 4 electricistas a darem-me orçamentos para refazerem as instalações electricas de um apartamento dos anos 70. Apenas um fez questão de referir que tinha um problema grave relacionado com essa questão do fio terra estar ligado ao contador da agua.
    Mas qual é a solução alternativa??? Refazer todo o prédio??

  29. Jorge Castro

    Pode alguém me explicar se um fio terra pode fazer com que uma máquina não desligue no fim do seu programa, ou se é possível ter sido por ter a terra só a metade da potência, ter provocado essa avaria? Obrigado.

  30. Luis

    Moro num apartamento antigo sem ligação terra.Como posso fazer para ter a ligação terra no meu apartamento sem ter que refazer a instalaçao electrica de todo o prédio?
    Obrigado.

  31. Xerxes

    Fantástico! Qualquer dia obrigam-te a instalar uma representação da Certitel no blog :))

    Abraço,

  32. catarina

    Podes crer Zé. O que me rio com estes comentos. Volta e meia lá aparece alguém a pedir conselhos.

    Neste post nem acontece, mas mais recente, um sobre a Amazon.co.uk, há gente que lá vai perguntar coisas e, passados uns dias, outra pessoa qualquer vai lá e responde! É o auto-blog, nem preciso de fazer nada 😉
    Beijinhos!

  33. Jewell Gravenstein

    Tired of getting low numbers of useless visitors for your site? Well i wish to tell you about a fresh underground tactic that produces me personally $900 each day on 100% AUTOPILOT. I could truthfully be here all day and going into detail but why dont you simply check their site out? There is really a excellent video that explains everything. So if your seriously interested in making quick cash this is the website for you. Auto Traffic Avalanche

  34. Leo

    Estive a ler por alto os Vossos comentário, andava numa pesquisa a propósito de uma resposta que me deram, da casa que arrendei. Ao questionar qual era a ficha terra lá em casa disseram-me que não havia, assim como todo o prédio não tinha ligação terra visto ser muito antigo…… é possível?
    Eu queria ligar um desumificador. Em segurança. E o manual diz para ligar a uma ficha terra.

    Preciso de ajuda
    ob

  35. FirstKelli

    I have noticed you don’t monetize your page, don’t waste your traffic, you can earn extra bucks every month because you’ve got hi quality
    content. If you want to know how to make extra money, search for:
    Mrdalekjd methods for $$$

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *