100nada

Serviço público: manutenção de máquinas de lavar e secadores da roupa

Pois é. Isto um gajo (e neste caso concreto, um gajo que até é uma senhora como eu, sente-se mesmo um gajo, daqueles que nem sabem qual é o botão que se roda para ligar uma máquina que aponte, mesmo que vagamente, para o item roupa) é sempre a aprender. Que isto, meus amigos, não é comprar máquinas de lavar roupa e secadores, esperar que desempenhem o seu papel na perfeição durante uns anos, limpar de quando em quando o filtro do secador onde se vai amontoando cotão e depois indignar-se (e chamar pela Mãe, claro) quando aquela porra, em pouco mais de meia dúzia de anos, começa a secar mal ,uma delas, a outra ali naquele coiso de enfiar o pó e o amaciador, mistura-se tudo, fica cheio de água e mais umas quantas coisas.

Não. Não é assim. Isto um gajo tem de ler as instruções. Isto se as encontrar, hão-de estar para aí, a sério (Mãe), eu guardei-as, sei que estão em qualquer lado, ora cá está, eu não disse? Instruções de, xacáver, ena! já nem tenho este telefone, ah afinal estavam aqui as do mini-aspirador, já o dei, não funcionava…filtro? Qual filtro? Nunca mudei nada disso, tinha filtro, era? Bolas, então se calhar não estava avariado, ora mais instruções, olha! As do exaustor! Também não funciona há anos! Não, não, ainda bem que não funciona! É que, na última inspecção do gás, me disseram que estava tudo bem porque o exaustor não funciona, se funcionasse já não servia aquele tubo em T ali na chaminé, mas assim, passou, as instruções da máquina é que não encontro, mas xacá pensar, podiam estar ali ou ali ou ali

(meia hora)

ah! aqui estão elas! E do secador eu já tinha visto, é noutro lado, pronto! Está aqui tudo!

Isso sai??? Isso sai para limpar? Ai é? Todos os meses? Todos os meses, como? Não, eu nunca…pior que o de quem? Nunca viu um tão sujo? Mas e eu sabia lá…não, não li as instruções! Sabia lá que era para ler essa parte, só li a parte dos programas mas agora nem preciso só uso dois…ah esse coiso não era para meter o pó…pois…eu tinha uma daquelas bolas que se metem dentro do tambor com o pó, mas há duas semanas tinha-a na mão e perdi-a entre a cozinha e a sala…já vi tudo! Não sei onde foi parar, estava na minha mão e depois já não estava, poisei-a, não me lembro onde…por isso o pó misturava-se com o amaciador…e isso limpa-se e sai da máquina e tudo, tá bem…lixívia, certo, esta chega? Viacal, não, não tenho, é o quê?…luvas? Não uso, mas estão aqui umas…furadas? Pois não sabia, não uso…O filtro? Isso também tem filtro? Essa portinha em baixo? Olha! Está cheio daquelas sementes que ele traz da escola, um atacador? Não sei do que é, pode ir para o lixo, pode…também se lava com lixívia? Ok, ok…

(meia hora)

Não, eu limpo sempre esse filtro! Isso eu sei que tem filtro, tira-se aqui e está cheio de cotão, sim, eu lavo-o imensas vezes e também aspiro aquele buraco atrás daquela portinha em baixo…condensador??? O que é o condensador??Aquela coisa ali atrás? Isso também sai?? Está nas instruções…pois…de três em três meses…não, nunca…sai como? Estou farta de puxar…sim, sim, tá bem…não sai mesmo? Calcinado? E agora? Como agora uso até se estragar mesmo? E não causa curto-circuito? Se calhar causa? Então é melhor comprar um secador novo??? Não há razão para começar aos palavrões? Ah! Saiu! Uff! E isto agora lava-se com um chuveiro…pois são placas…

(vinte minutos)

continua a sair porcaria disto! Nunca mais acaba?

(meia hora)

Está tudo bem agora?
Obrigada!!!!!!!

10 thoughts on “Serviço público: manutenção de máquinas de lavar e secadores da roupa

  1. catarina

    Nem me digas nada…o estado em que tudo aquilo estava e a quantidade de coisas que é preciso limpar, caneco!
    (agora arrumo as instruções e nunca mais as encontro, eu já me conheço…)

    :)))

  2. inês

    Secador e máquina de lavar em um, certo? É que há para ali um filtro qualquer que me está a escapar.

    (Belas escolhas, as do post acima. :-))

  3. catarina

    Inês e Rita, recapitulando filtros e outras coisas:
    ( além de um filtro do mini aspirador que não faz parte da história)

    Máquina de lavar:
    (inês, são separadas) aquela gaveta onde se metem os detergentes sai e lava-se separada. E tem um filtro numa portinha em baixo, que se tira e se limpa.

    Secador da roupa (o meu é por condensação): para além do depósito da água, que esse esvazio, claro, tem um filtro que também se tira para limpar, uma coisa com uma rede onde fica agarrado o cotão da roupa e tem uma porta em baixo onde está o condensador que também se tira para limpar.
    (aprendi bem a lição!) :))

    Vieira, a ‘Bimba’ a dias lavava tudo (menos filtros de máquinas). A Bimby bimby, olha, se calhar lava! Não tem é muito espaço, mas estou aqui a pensar que para lavar coisas pequenas, metia velocidade mínima e temperatura e aquilo se calhar andava às voltas e lavava, bem pensado! 😉

    Crezia, a desgraça é sempre relativa. :DDD

  4. inês

    Ah, obrigada! Tudo em ordem, então (o meu secador não é por condensação) — muitos anos a fazer esse “trabalhinho sujo” em casa de minha mãe…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *