100nada

Hardware(ing)

Atiro-me ao bicho armada de caixa de ferramentas depois de uns minutos à luta com a tampa da caixa de cartão da fonte de alimentação. Puxo por aqui e por ali até perceber que aquilo é uma tampa que encaixa dos lados, uma tampa em cima e não uma parte de lado que abre. Mas como é um contra-relógio não vá chegar o rapaz da netcabo mais o modem novo (que ali bule agora ao lado) e encontre um pc aberto em cima de uma mesa e uma senhora a roer uma caixa de cartão e a desculpar-se que é só um momento, nem tenho tempo de sentir a minha eventual sabedoria em tratar de hardware a ir abaixo com aquela falta de jeito para abrir caixas de cartão.

Desato a desaparafusar tudo depois de desligar os tais todos os cabos de dentro que estão ligados à fonte de alimentação. Desaparafuso tanto que até desaparafuso uma coisa que me parece não fazer parte do conjunto (uma fonte de alimentação, agora que me sinto especializada, é uma caixa como a que se vê uns posts abaixo e não tem ventoinhas agarradas por um fio e aparafusadas a outro sítio da caixa (tower)). Consulta telefónica:

– Olha lá, esta porra tá aqui agarrada outra ventoinha!
– Não tires essa merda, é a ventoinha da caixa (tower)!
– É para voltar a pôr então?
– É!
– Ah.

Aparafuso a tal ventoinha outra vez (agora a parte de gaja: mas antes limpo o pó todo com uma daquelas tangas que parecem uns bocados de algodão às tiras agarradas a uns paninhos que são descartáveis e aplicam-se num cabo de plástico…uma sweeper, ou lá como é que se chama; já agora aproveito para limpar o pó do resto) e vamo lá à fonte de alimentação.

Meus amigos, aquela porra só vos digo: é só cabos acabados em coisecas brancas de plástico com furinhos e mais de metade não servem para nada, a menos que tenham o pc cheio de drives e placas, mas eu é mais clean and simple; e tudo encaixa nos sítios certos desde que uma pessoa não se esqueça de ligar nenhum – não me esqueci.

Depois agarrei na tralha toda que tinha sobrado, os tais cabos a mais, meti um coiso à volta, fechei a caixa (tower) e não é que ficou tudo a funcionar na perfeição? Sou muita boa nisto, caneco! Acho que agora já desmontei e montei quase tudo o que está dentro de um pc, menos uma motherboard.

Qualquer dia ainda monto um rádio! :)

Nota: este post não era nada disto. Era sobre o gene ‘engenharia mecânica’. Era sobre o imenso gozo que me dá mexer em computadores: no hardware, nas peças, nos parafusos, nos fios, nessa coisada toda. No prazer que dá esta tarefa que é ‘arranjar coisas’.
Errei a vocação, tá visto.

0 thoughts on “Hardware(ing)

  1. nadia

    agora fiquei contente por só ter um portátil, com meia dúzia de buracos todos muito diferentes entre eles…

  2. Rita

    Também percebes de torradeiras? De frigoríficos? De máquinas de lavar roupa? E já agora, o secador também anda para dar o pifo – deita faíscas…
    Pago a deslocação.

  3. Rita

    Também percebes de torradeiras? De frigoríficos? De máquinas de lavar roupa? E já agora, o secador também anda para dar o pifo – deita faíscas…
    Pago a deslocação.

  4. tasqs

    é só pra dizer que esses sweepers é a melhor invenção desde a roda…
    (candeeiros, aparelhages, teclados, é um espectaculo…)

  5. catarina

    Obrigada, Blogstars, mas eu não ligo muito a publicidade em blog alheio.

    Nadia, eu GOSTO de fazer estas coisas. :)

    Rita, quem me dera saber! Poupava um dinheirão e ainda tinha gosto! (se fosse a ti, esse secador, era substituí-lo, que a faísca já é coisa grave que às vezes pode resultar no ‘pega fogo’)!

    Tasqs, Swiffer! Lembrei-me assim que li o teu comentário. Aquilo é mesmo bom! :)

  6. Alfredo Caiano Silvestre

    Estou a ver o cartão de visita:
    “Catarina Campos, electricidade e electrónica, orçamentos grátis, vamos a casa”

  7. Rui Semblano

    Catarina! Vou enviar-te o meu velho MMX que o Braga (um amigo que trabalha em computadores) não conseguiu arranjar (quando eu já tinha desistido). Depois da odisseia que foram os últimos posts, acredito piamente que vais abrir o bicho, tirar-lhe as tripas para fora, voltar a meter tudo lá para dentro e… TADAAA!
    IT WILL LIVE! (hehehe)

    (Fora de tangas, parabéns minha cara, foi obra! Conheço algumas raparigas que… Bom, não conheço, mas ouvi dizer… Enfim, que basta sentarem-se à frente de um computador e até o teclado deixa de responder!)

    Beijos,
    RS

  8. snowgaze

    Que giro. :) Eu uso uma trincha para limpar o pó todo antes e depois de montar e desmontar estas coisas. Mas à próxima vou experimentar os tais panos da swifer, pelo menos para as piores partes. De qualquer maneira, há zonas onde só de pincel (ou trincha) é que se lá vai! :)

    Também adoro mexer em hardware. E põ-lo a funcionar a seguir ;).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *