100nada

Bourgeon 1 – Manara 0

Não se pode falar em BD que aparece logo um entusiasta de Milo Manara. Ainda estou para saber a razão, mas alguma deverá existir. Tirando uma ou duas coisitas com Hugo Pratt, tudo aquilo não passa de gaijas de mamas à mostra, mas prontes.

Ora para gajas nuas giras e boas e com um argumento que arruma todas as gajas giras e boas, mesmo nuas, num chinelo, não há como François Bourgeon na sua magnífica obra ‘Os Passageiros do Vento’ (e ainda hoje estão para me devolver os albuns que emprestei ózanos). Mas quais tipas em pêlo ou (des)cobertas por farrapos (embora essa parte seja também bem explorada, a violência sempre presente, não é BD que se dê a ler a crianças e mesmo mais crescidos, vamos indo), aqueles cinco volumes sobre a escravatura, o carvão no porão, o absoluto horror de toda aquela desumanidade, é uma coisa verdadeiramente impressionante. Não, o Bourgeon atira-se-nos à goela, corta primeiro e pergunta depois. Um gajo transpira sangue a ler aquilo. Não aconselhável a espíritos leves e rosados, mas aqui fica uma imagem (daqui) para os fãs, de qualquer forma:

(hã? Gaija nua? Era uma gaija boa de mamas e rabo ao léu que era pretendido? Ai era? Mas isso ide ao link do primeiro parágrafo, estão dezenas de manarices no google…)

Adenda: quando me interessa o assunto, raramente me esqueço daquilo que leio. Sabia que o Esperando o tal Godot, ou isso tinha escrito sobre os Passageiros do Vento, aqui está o link para o post.

0 thoughts on “Bourgeon 1 – Manara 0

  1. Eufigénio

    Era esse , François Bourgeon !! E dizes que elas também aparecem em farrapos? mas muito esfarrapados? quase nada? Eu isso do rabo ao léu tambem acho mal (mas já agora, falavas do primeiro parágrafo deste post Catarina?)

  2. catarina

    Pois aparecem todas esfrangalhadas, Eufigénio, que a vida nas naus não era fácil para ninguém, muito menos para gajas boas. (no primeiro parágrafo, por ‘baixo’ da expressão ‘a razão’: é só clicar.

  3. catarina

    Eu é que agradeço, Dodo, gostei imenso do post quando o li.

    Não conheço, Mário, deve ser aquela coisa do contra, o Manara é só gaijas nuas nem leio.

  4. BD

    ela continua estúpida ou a fingir que o é.
    e agora também desesperada. uma triste.