Pagar o weblog é uma coisa decente
Durante muito tempo estive indecisa em escrever sobre este assunto. Não por falta de vontade, mas por achar que poderia estar a meter o nariz onde não era chamada. Mas, visto que o assunto está na mesa, aqui vai a minha opinião:
Eu pago os meus blogs.
Quando mudei do blogger para o weblog, ainda não existia essa opção, o weblog estava em fase de crescimento, os blogs eram (relativamente) poucos. Gostei logo imenso do formato, do MT, do tempo de acesso, da excelente assistência prestada, das opções já incluídas, comentários, trackbacks, estatísticas e mais uma data de coisas que não tenho nos meus blogs mas que existem, difusão por email, estatísticas para cada blog, newsfeed ou lá como é que se chama, caixas de email, espaço para ter pics, enfim, parece que estou a vender a coisa…e no fundo até estou: do lado do utilizador.
Nós todos (os tugas em geral) gostamos imenso de dizer mal de tudo. Temos um não acabar de queixas, de lamentações, de diz-que-disses, de opiniões negativas sobre quase tudo na vida. E depois, quando as coisas são boas, ficamos calados. É um raio de uma atitude…pois a mim parece-me que, quando há alguma coisa que funciona há que dizer bem dela e defendê-la, quando é necessário.
Que é o que se passa agora. Com o tempo o weblog foi crescendo e é hoje um servidor enorme, onde estão alojados alguns dos melhores blogs portugueses. E está a rebentar pelas costuras.
Estamos sempre a falar em comunidades bloguísticas e na comunidade que é o weblog. A comunidade weblog tem muito a agradecer a quem tem prestado (na grande fatia da coisa) estes serviços todos acima referidos, sem cobrar o que quer que seja. Agora o weblog precisa da comunidade. É preciso pagar investimentos novos, é preciso dinheiro para isto andar para a frente.
Esta conversa toda troca-se assim pelos seguintes miúdos:
– Eu comecei a pagar os meus blogs assim que apareceu a opção por uma questão de princípio: se existe um serviço que até aí era à borla mas que passa a poder ser pago, eu pago. Não quero ficar a dever nada a ninguém e muito menos sustentar os meus blogs à custa do bolso dos donos do servidor ou daqueles que também pagam;
– e, se eu, que faço parte de uma família monoparental que sustento sozinha, consigo pagar os serviços que me prestam, tenham paciência, mas, pura e simplesmente, não acredito que grande parte dos webloggers não possam pagar os serviços que lhes são prestados. Não acredito.
Cada vez que alguém colocar um belo de um post sobre uma ida ao cinema num weblog grátis, faça favor de meter a mãozinha na consciência e pensar que bem podia usar o dinheiro do bilhete para pagar aqui uma assinatura básica.
- Post to self
- Dúvida insignificante
O meu é gratuito, mas também não me queixo muito.
😉
É uma questão interessante… Se o blogger fosse pago será que o número de blogues seria o mesmo? Há pessoas, como eu, se calhar tu, que abriram um blogue num dia qualquer, apeteceu e pronto, estava ali à mão e não era preciso fazer nada além do Log in e escrever o que realmente nos desse na telha. A esta altura, se o blogger passa-se a ser pago eu estaria disposta a pagar, no entanto, há sempre aquela trabalhei a que as pessoas não se sujeitam, não por ter dinheiro, mas porque fica para depois, e depois… Falo por mim.
Mas sim, o Weblog é um esforço individual (até onde sei), um acesso de boa vontade do Paulo Querido que, pelo que acabo de ler, oferece serviços excelentes e portanto merece aquilo que pede. Apesar do que escrevi acima, que é mais um flash back do que seriam os blogues se fossem pagos, sou a favor de pagar por tudo o que tem qualidade e me serve bem. E afinal, se vale um bilhete de cinema, é bem mais barato que um maço de cigarros… Ai, ele há vícios baratos…
Mas o teu está no blogger, Oldman. O Blogger não é sustentado através do esforço financeiro de meia dúzia de pessoas.
Soinico, acredito que haja muita gente que têm a intenção mas vai adiando, isso acontece muito. Mas é o que tu dizes: pagar por um serviço bem prestado é uma questão de justiça, de decência.
Estava a ver se esta coisa mexia e lia mais uns comentários, mas a esta hora ou está tudo na borga ou está tudo a dormir! Ai!
Er…aqui estão uns quantos a ler…mas depois da berraria que fiz ontem, devem ter medo de comentar…agora assustei os meus leitores.
Minha querida, não largarei um tostão que seja para manter um blog. Opções.
Catarina, eu não respondi a um comentário teu que dizia ‘Post lindo’, nunca sei muito bem que tipo de respostas se dá a um comentário desse… Eu a elogios só sei dizer obrigada e corar. Mas, pronto, não é por isso que largo este tasco, come-se bem e conversa-se muito: vou continuar a comentar e os teus serão muito bem vindos naquele puff cólirrosa ali ao fundo 😉 Beijinhos
Ok, Duende, cada um com a sua.
O que eu escrevi é meramente a minha opinião. 
Ai Soinico, esse assunto, já fez correr tanta tinta (tinta…er…coiso teclado, umas lágrimas minhas, coisas assim)…aquilo era só e apenas para quem não responder *por sistema*…enfim. Já pedi tantas desculpas…beijinhos.
Ai, que eu não quero cá desculpas nenhumas! Ora… Estava so a dizer, porque ainda não me tinha manifestado. Não me senti ofendida e compreendo e concordo perfeitamente com o que dizes. Vou dormir
Até amanhã, beijinhos.
:))
Eu não me assusto assim tão fácilmente..e como comentadora profissional
até tenho a minha mais que dose de não-respostas..até tu..sim!..blogger ingrata por vezes não respondes (vide 22/9).Olha que eu estou a brincar,estás a ouvir..não quero ver mais este assunto teclado por aqui..compreendo perfeitamente que por vezes não há paxorra ou tempo para responder ou por vezes nem há resposta que se lhes possa dar e não é por isso que deixo de visitar seja quem fôr..desde que a conversa me interesse-isso é que é o importante.
Quanto à questão acima referida, acho muito bem que se ajude o Paulo (também nunca me responde aos comentários e lá por isso lá vou continuando) até eu simples leitora, se abrirem uma conta ou assim,vou contribuir,será a forma de “pagar” as tantas horas de prazer que também o trabalho dele me tem proporcionado.
beijinhos e continua com o mau feitio, fica-te bem.
catarina,
com todo o devido respeito, já começa a cheirar mal!
há pessoas por aqui q preferem manter o anonimato sobre o que pagam ou nao pagam e até não aparecem nas famosas prateleiras do weblog, e aparecem dois ou 3 blogs por aqui da tão afamada comunidade weblog [pasme-se de mais de 1000] a arrogarem-se que são os únicos a fazerem campanha para agariação de fundos para isto.
há pessoas por aqui q pura e simplesmente não gostam de dar o seu nome ou cara por estas coisas, e até de fora [olha a minha mãe, o meu gato, sim estva assegurado e com o premio contribui :P-ok n é uma pessoa].
pronto é meritório o k fizeste.
só kis deixar expresso no unico blog q não me vejo obrigado a censurar-me a minha opinião.
1 beijo
Querida amiga, o seu post lavou-me a alma. Disse o que era preciso de uma forma simples e clara. Mostrou respeito pelo trabalho dedicado. Sabe que cumprimentos e palmadinhas nas costas fazem muito bem ao ego, mas na hora de ir à loja do hardware valem tanto como o sonho que o Paulo tem na cabeça. O Paulo-empresa-de-um-homem-só que paga do seu bolso o “brinquedo” de muita gente que ganha bem ou mesmo assim-assim. Olhe, amiga, hoje não tenho mais palavras. Só obrigada pela sua voz. Obrigada.
(eu hoje pareço a Cat às vezes – é só çintimento… chuif… )
Querida Catarina, eu já mudei para o weblog e a pagar e não me importo nada até porque é como tu dizes, a quantia não é nada do outro mundo. Um grande beijinho.
Texto que apoio integralmente! Eu actualmente tb sou desta comunidade. Paguei o básico, mas paguei. (tb só uso o básico).
Cá em cassa sou a única que tem o blog de graça. Se o blogger me “convidasse” a pagar, pagaria mas também lhes exigiria melhor serviço.
Muito bom post, Catarina. Um texto muito do género dos que costumo ler aqui, claro, simples, limpo, sóbrio.
Deste a tua opinião. Vimos que nem todos pensam o mesmo. Ninguém é obrigado a concordar. Sabes a nossa opinião. Realmente lá no nosso estaminé fizémos uma campanha com mais barulho, mas como sabes, sobretudo o nosso parceiro Monty é um bocado barulhento. Cada um tem o seu estilo.
O certo é que se as máquinas da Weblog não forem substituidas e aquilo rebentar ( passe a palavra) mesmo as pessoas que agora torcem o nariz, terão de procurar outro servidor…
Catarina: obrigado.
Encontro de Blogues em Beja
Lá estivemos, ontem, no Encontro de Blogues de Beja organizado pelo autor do Praça da República em Beja, mais conhecido por Nikonman. A ele, que ousou juntar cerca de 40 pessoas em Beja a minha gratidão pelo dia que nos…
Eu cá ando com o “bichinho” a roer já há uns tempos para mudar para o weblog mas nem é por pagar ou não, tem sido mais por preguiça e “iginorância” mesmo…
Boa, Catarina! És cá das minhas! Muito bem esgalhado e sem margem para contestação. Eu não estou no Weblog.pt, mas não tardo e por todas as razões que invocas. Recebe a minha mais calorosa manifestação de apreço.
Obrigada por todas as opiniões.
Não há muito a discutir sobre este assunto (comigo) o que eu penso está lá em cima no texto. 