100nada

Domesticidade

Durante muitos anos, cozinhei com luvas. Por estar sempre a lavar coisas e as mãos e os detergentes fazerem mal à pele, porque detestava o cheiro que ficava nas mãos. Há cheiros (e nem sequer é o alho, esse é o clássico) que ficam nas mãos, por mais que se lavem depois. Não são cheiros, é um cheiro característico, cheiro a cozinha, a batatas e aventais, a panelas e alguidares, a cabelos desgrenhados amarrados com uma fita, chinelas ortopédicas e nódoas na roupa, pingos no chão e panos da louça molhados, esfregões e bocados de frango debaixo das unhas. Não é um cheiro sujo, mas não é a limpo, como quando se passa a ferro um lençol lavado. É um cheiro quente, pouco elegante, pouco coadunado com raparigas elegantes de anúncios de revistas, que lêem os clássicos e discutem os modernos. É um cheiro a dona de casa, um cheiro assustadoramente doméstico.

Agora não uso luvas na cozinha. Creio que é a isso que se chama maturidade. Aceitar o natural como não sendo mais do que um capítulo da minha vida.
Sim, e também cozinho bem…

0 thoughts on “Domesticidade

  1. Diana!

    BOA!!! Mas há que concordar que o cheiro do alho é realmente insuportável.. e custa tanto a sair.. enfim… se cozinhar te dá prazer, tudo isso não passam de pormenores! 😉

  2. catarina

    Bom, Diana, na verdade tenho um descascador que nem é preciso tocar no alho. :) Mas gosto muito de cozinhar, sim.

  3. Nelson Santos

    E o cheiro e a sensação na pele do óleo? O alho, a pimenta e outros que tal…raios, acho que ainda não sou uma mulher madura…aliás, acho que me falta mesmo tudo. Deve ser por isso que cozinho mal…

  4. catarina

    Também há esse lado, Papas. :)

    Nelson, tu tiras-me do sério a mim e aos meus filosóficos posts, já chorei a rir…:DDDD

  5. Carlos

    Catarina, se um dia tiveres que descascar um alho sem ter o descascador por perto, passa a seguir a lâmina da faca (de lado, claro), que é de aço inox, pelos dedos debaixo de água corrente. O cheiro despareçe completamente. O efeito é o mesmo daqueles sabonetes inox que há por aí à venda, só que mais barato! 😉

  6. Mãe Galinha

    Eu também cozinho sem luvas. Aliás, eu não consigo usar luvas nas tarefas domésticas. As minhas mãos têm mais 10 anos do que eu.

  7. TheOldMan

    Tal como o Nelson eu também aínda não sou uma mulher madura, mas posso garantir-vos que as luvas são muito úteis; especialmente se decidirem (já me aconteceu) coçar algo após cortar malaguetas.

    É uma experiência inesquecível… 😉

  8. catarina

    Nem todas, Manhas, mas como é ao que os filhos se habituam…;)

    Nelson, vou confessar uma coisa: nunca vi os Malucos do Riso. Vejo pouca televisão, só canal Panda, videos e notícias. E não choro a cortar cebolas porque acontece uma coisa curiosa, as lentes de contacto parece que cortam o efeito…

    Carlos, já tinha ouvido a história da faca mas nunca experimentei. Mas realmente o sabonete inox faz efeito, isso faz (não tenho mas já usei noutros lados).

    As minhas mãos, Rita, já TIVERAM mais dez anos que eu, mas agora parece que me organizei entre eu e elas. :))

    E que sítio era esse, pode saber-se Oldman?

  9. Nelson Santos

    Nunca viste os Malucos do Riso??? Pariga, onde é que tu vives???? Ver os Malucos do Riso é como ouvir fado…é triste e é português! Ias ver como o teu sentido de humor ia melhorar…ou não, ou não!!!

    PS: Os comentários do weblog já se lembram da informação pessoal, boa!

  10. catarina

    Acho que não contaste, OldMan, mas podias bem contar…;) Ao menos, aquilo que coçaste, era teu?

    Pelo que vou lendo no Desblogueador, acho que passo essa oportunidade, Nelson…:)
    Já funciona essa coisa do lembrar? Boa! Vou experimentar, nem tinha dado por nada!

  11. Nelson Santos

    Mas os Malucos do Riso é humor a sério, não é as tretas que colocamos na espelunca do desBlogueador. Em que sítio se pode ver anedotas velhas, mal interpretadas, por actores incrivelmente maus? O quê, há mais programas iguais? Ora bolas…

  12. catarina

    OldMan, xiba-te de uma vez!

    Duende, aposto que não foi o nariz! 😀

    Nelson, não me referia a comparações! Mas já colocaste no Desblogueador algumas referências aos Malucos do Riso que chegam e sobram para nunca me lembrar de ir ver. :) Pois, essa descrição tua agora é a ideia que tenho…:)

  13. PEDRO RIBEIRO

    ALÚÉM ME SABE DIZER ONDE POSSO COMPRAR UM SABONETE INOX?
    OBRIGADO