100nada

Farta deste país de merda

E eu gosto dele, deste país de merda. Gosto. As pessoas são feiosas, muitas delas são umas verdadeiras bestas, brutas, selvagens, mal educadas e nem se pode dizer que não tenham culpa e que a culpa é do país, porque ao lado de gente assim está gente cinco estrelas, pessoas maravilhosamente humanas, pessoas boas e tudo isto é transversal à sociedade. Mas estou farta deste país de merda e, embora diga parecido muitas vezes e que me queixe de montes de merdas do país, não me costumam ouvir dizer que é um país de merda. Não devia ser, devia ser só um país normal com montes de merdas como os outros, não temos que ser uma merda total. Não temos e temos capacidade para não ser. Mas somos. Somos uma merda. E é bom chamar os bois pelos nomes e começar a olhar mesmo de frente para a merda de país que somos, a ver se deixamos de ser.

Estou farta. Farta da areia nos olhos, da merda do casamento entre homossexuais, do carnaval de Torres Vedras, dos casos manhosos isto e aquilo, estou farta que toda a gente gaste tinta e tempo a discutir tricas e coisas que não adiantam nada, estou farta de levar com areia nos olhos e ver pessoas que os deveriam ter bem abertos, caírem nessas esparrelas, produzirem ruído até à exaustão sobre assuntos que não interessam, não contam e não adiantam. Quase oiço daqui as gargalhadas de quem vai manobrando a sociedade desta forma tão hábil, a desviar o trânsito para as cenas que interessam ao povo seguidor de novelas e neste momento, começo a temer outra maioria absoluta.

Vai acontecer. Continuem a berrar sobre a areia que vai sendo atirada aos baldes e vai acontecer. Estamos em Fevereiro e o ruído é já ensurdecedor. Daqui a nada não se vai ouvir coisa nenhuma e, nessa altura, saem os coelhos do chapéu da campanha eleitoral. E depois, como é?

0 thoughts on “Farta deste país de merda

  1. Pingback: RuiMCB

  2. Pingback: Pedro Silveira

  3. G_L

    Não se chateie… democracia e pluralidade é assim mesmo… as pessoas discutem as coisas pq podem… melhor assim.
    E com esse sol que já se vê, como este país pode ser de merda? Impossível.

  4. RuiMCB

    O ideal era montarmos um circo que levasse à exaustão tudo isto em 15 dias, como um concentrado de adubo.

  5. PreDatado

    Olha que não sei se será assim tão linear. Que o PS volte a ganhar dou como certo, mas a maioria absoluta eu duvido. O outro, o que é agora nosso PR começou a perder umas eleições num célebre Carnaval. Não sei se Torres Vedras vai querer dizer alguma coisa. Se for só mais um balde de areia, na altura própria darei a minha mão à palmatória.

  6. catarina

    GL, acho que o problema é mesmo o sol, sabe? se fosse mais agreste, se calhar as pessoas reagiam mais. Discute-se, é um facto e é bom, mas discutem-se as coisas erradas e as pessoas cansam-se. Quando chega à parte das coisas certas, já ninguém quer saber.

    Rui, como te disse, o circo tá montado e as pessoas aplaudem. A única saída é evitar o mal maior.

    Pre, pode ser que sim, mas já é só mesmo na base da esperança. Não acredito nisto, no país, começo a duvidar seriamente das instituições. É grave.

    Luis, obrigada pela visita.

  7. Vitriólica C. O. Rosiva

    “…já é só mesmo na base da esperança. Não acredito nisto, no país, começo a duvidar seriamente das instituições.”
    Também eu, minha rica menina, e há muito tempo! Mas realmente cada vez são mais e acontecem mais próximas umas das outras: as poucas-vergonhas e as faltas de vergonha, e as irresponsabilidades.
    O culpado é sempre um desgraçado na parte de baixo da escala hierárquica ou como eu costumo dizer, “de sargento para cima não há culpados nem responsáveis” – é sempre o contínuo, ou a senhora que limpa os cestos dos papéis, ou…
    O único apanhado (vá-se lá saber porquê) foi o Dr. Vale e Azevedo, e no caso Casa Pia vão ser o Carlos Cruz e mais o Silvino. Sobre este último só gostava que alguém me explicasse como é que os dois sozinhos “chegaram” para tantos miúdos durante tantos anos – grandes “homões”, passe a ironia.

    Cá pra mim só vejo duas explicações: falta de vergonha ou falta de competência (ou as duas juntas).
    Termino com uma frase que já ouvia à minha mãe e à minha avó:
    «Tão bom és tu, como és tu, vê lá tu…»
    Fique bem, beijinhos, bom Carnaval.
    (E cuidado, não deixe o menino escrever a palavra “mulheres” no Magalhães, que inda pode ter um/a procurador/a à perna…)

  8. catarina

    É, amiga Vi, sinceramente hoje estou bastante desconsolada com tudo isto. No limite, por assim dizer, e sem saída.
    Um grande beijo para si também.

    Gil, até seremos mais, mas e depois?

    José, como terá lido, o meu texto é um desabafo exactamente por não saber o quê fazer. De resto faço o que posso, não sendo ninguém. Será quase nada, por certo e, exactamente por isso, esta frustração.

  9. Pingback: Pedro Miguel Guerra

  10. Pingback: Ó Caricas, então e esses links, pá? | Bitaites

  11. Pingback: Catarino™

  12. José Raposo

    O que acho “curioso” é a quantidade de “desabafos” que por aí há. Nunca se faz nada. Os que fazem alguma coisa são criticados pelos que têm o cú sentado na cadeira a escreverem em blogs “mas que fazem o que podem”. De resto, não me parece que isto seja nada de novo.

    Leiam-se livros e vejam-se filmes e comecem a construir qualquer coisa a partir daí.

  13. Marco

    Portanto de acordo com a sua lógica, José, quem «desabafa» não faz mais nada porque o processo de «desabafar» exclui a possibilidade de se fazer qualquer outra coisa porque só somos capazes de executar uma tarefa de cada vez. É isso?

  14. Xerxes

    Há 30 anos acreditei que a Educação e a Culturas mudariam o País. Afinal as mudanças vieram com as telenovelas.

  15. José Raposo

    Marco, o que eu estou a dizer é que me parece francamente improvável uma pessoa que tenha a quarta classe dissertar sobre Derrida.

    (tenho certamente pouca queda para o desenho)

  16. Miguel

    Por acaso sou forçado a concordar contigo. Por muitos motivos, incluindo alguns dos que mencionaste e que são recorrentes independemente de quem esteja no poder, há muito que me fartei. Fartei-me dos políticos, do sistema, do esquema e de todos os José Raposo!

  17. José Raposo

    Também podem relativizar um bocado as coisas. E para quem está tão mal, o facto de ainda aqui andarem não há-de ser sintomático de coisa boa.

    Água das pedras também costuma resultar (em conjunto com a tal questão do cinema e da literatura).

  18. O pessimista

    Meus meninos

    Vocês são todos muito ingénuos.
    Estão vocês todos achavam que os cargos importantes de direcção, coordenação, liderança, eram de responsabilidade? As opções de gestão são sempre análises de oportunidades e quando elas falham é porque não eram oportunas. Nos negócios, lícitos ou ilícitos (já que está na modo distisguir estes conceitos), a oportunidade é a chave do sucesso e ela é válilda quer para o lícito quer para o ilícito.

    Então vamos ver quando lá chegarem vocês….

    Num mundo cada mais competitivo entre pessoas e não entre empresas, o que interessa é a factura do fim do mês somada à adquirida por baixo da mesa, aquela que ninguém vê e ainda por cima não paga impostos…

    Com essa, vocês vão poder comprar a tal casa de praia (que até pode ser em Cabo Verde ou S.Tomé ou nas ilhas Caimão ou Madeira) e o tal porsche com que sempre sonharam para visitar o país de merda e ter a tal indústria nacional TODA dedicada ao turismo como ainda esta semana se dizis no programa P&Contras da Fatinha.

    Num Portugal em que o herói é aquele que não paga contas, que foge da polícia sem ninguém ver, que o fisco não reconhece em nenhum lugar da net e em que esta Educação está na moda (até no futebol o heroi é o que marca golo mesmo com falta, e desde que não se veja ainda é mais heroi) o fruto da sociedade só poder ser …. adivinhem… que eu digo na próxima

    O pessimista avisou…

  19. Mara

    Eu amo Portugal de Norte a Sul mas também estou a ficar farta deste país de merda. E quanto mais abrimos os olhos mais atrasados mentais aparecem para nos os fechar. E quando algo corre mal só pode mesmo correr pior. As leis de Murphy no seu melhor aplicam-se a este país de merda. Agora não me acusem de falta de patriotismo, pluralidade ou democracia, isso é conversa de quem tem o cú bem sentado. Eu estudei e trabalho num call center, FARTA DESTE PAÍS DE MERDA SIM!!!!

  20. carlos alberto

    Portugal é sim senhor um país de merda. Não o espaço, mas sim as mentalidades de merda dos portugueses. Homens que só pensam em vinho, em beber alcool, e comer putas, do que se espera? Onde está o interesse pelo conhecimento? por fazer melhor e mais? Onde está a união na mesma maneira de pensar? Agradeço aos politicos e governantes que roubam os portugueses ás descaradas, pois são inteligentes, é a unica merda que se aproveita nestas mentalidades de merda portuguesa. eu até acho que a maioria dos portugueses são maricas, gays, e pegam por trás. Dizem que comem todas as que aparecem á frente, mas acho que levaram é na traseira. Onde está a dita tesão para o trabalho, por vencer na vida? por derrubar governos, por alterar as coisas? Eu acho que os portugueses têm mas é tesão no cu. Pais de merda total é no que isto vai se tornar. Onde estão os duelos de cavalheiros do passado? Eu acho mas é que os portugueses já baixaram as calças e as cuecas para levar na anilha. Merda de país este, precisavamos de uma guerra civil como a de Espanha para purificar a raça. È o pior país da Europa, e acabará inevitalvelmente por ser expulso pela CEE, depois da vizinha banca routa economica portuguesa. Origado Socrates e Mario Soares por terem acabado com a nacionalidade.

  21. luiz

    Olha.. sem controle de natalidade, a merda de paises sem qualidade de vida vai continuar, e a hipocrisia agradece..

  22. João

    E obvio que este é um Pais de merda, disso não aja duvidas, justiça, saude, educação, são coisas para ticos, emprego para as cunhas, os poderosos dominam esta merda de Pais, os nosso antepassados, apesar de terem estoirado tudo ou quase tudo o que trouxera mdas colonias, ainda fizeram alguma cosia por isto.

    Agora note-se, a nova frota que o governo adquiriu, BMW serie 5, possivelmente a gasolina, pudera, não a pagam, nem seguro possuem, porque? são idoneos, o Zé povinho se for apanhado numa operação stop, leva com a talhada, e claro se não tiver conhecimentos, ai funciona a cunha.

    Merda são também alguns comentários que se lém por aqui, de puro fascismo, mas foi devido aos da esquerda, que hoje podem abrir a puta da boca.

  23. Boss

    Acho que estás errada.E quando dizes país de merda tem mais respeito aos teus antepassados…SOmos um país belo, temos os nossos defeitos, mas também temos as nossas qualidades, e não há nenhum país tão lindo como o nosso.Estamos assim porque ha tristes como tu que não sabem dar valor ao grande país que temos.

  24. Boss

    País de merda não.Voçês são Portugueses, devem honrar o vosso país e não dizer esse tipo de babuseiras.Vejam la como falam